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A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais
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Palavras-chave

Aprendizagem
Números racionais
Conhecimento conceptual
Representações
Percentagem

Como Citar

GUERREIRO, Helena Gil; SERRAZINA, Lurdes; PONTE, João Pedro da. A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 354–374, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8651281. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651281. Acesso em: 18 maio. 2024.

Resumo

Neste artigo discutimos a construção do conhecimento conceptual dos números racionais, por alunos do 3.º e 4.º ano do ensino básico, como processo integrado em que se privilegia a percentagem. Pretendemos perceber, numa etapa inicial da aprendizagem dos números racionais, que compreensão constroem os alunos da natureza relacional da percentagem e de que modo a percentagem contribui para essa aprendizagem, considerando uma compreensão das relações entre as diferentes representações os números racionais. Este estudo tem por base uma experiência de ensino, seguindo uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada num diário de bordo, e de gravações áudio e vídeo das aulas, sendo analisados os diálogos e as produções dos alunos de uma turma. Os resultados evidenciam que os alunos mostram compreender a natureza relacional da percentagem e que a compreensão das relações e conceitos envolvidos na noção de percentagem contribuem para a construção de um entendimento da natureza multiplicativa dos números racionais.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651281
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