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Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra
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Palavras-chave

Discussões coletivas
Prática letiva
Conhecimento didático
Álgebra

Como Citar

RODRIGUES, Cátia; PONTE, João Pedro da; MENEZES, Luís. Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 486–505, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8651653. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651653. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que tem como objetivo descrever e compreender a prática de discussão matemática de uma professora durante a preparação e dinamização da discussão coletiva em Álgebra com alunos do 7.º ano. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa com um design de estudo de caso de uma professora de Matemática. Os resultados revelam que a professora seleciona criteriosamente as tarefas que pretende apresentar aos alunos, antecipando possíveis estratégias de resolução que recorrem à tentativa e erro e ao uso de linguagem algébrica. Em aula, na dinamização da discussão, concretiza a preparação feita, levando os alunos a apresentar as suas estratégias de resolução, a comparar e avaliar as dos colegas, filtrando os diversos contributos, de modo a que sejam sintetizados os aspetos mais relevantes do seu trabalho. A professora leva os alunos a generalizar e justificar ideias algébricas, através de uma combinação intencional de ações de elicitar, apoiar, informar e desafiar.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651653
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