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Processo formativo do aluno em matemática
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Palavras-chave

Formação em matemática
Programação de jogos
Construcionismo
Doença de Parkinson

Como Citar

AZEVEDO, Greiton Toledo; MALTEMPI, Marcus Vinicius; LYRA-SILVA, Gene Maria Vieira. Processo formativo do aluno em matemática : jogos digitais e tratamento de Parkinson. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 569–585, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8651962. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651962. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho busca compreender o processo formativo de alunos da Educação Básica para além das práticas usuais de sala de aula de matemática, envolvendo a produção de jogos digitais e seu uso com pacientes de Parkinson. Tal iniciativa foi realizada no âmbito do Projeto de extensão Mattics, do Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri, em uma escola pública da região metropolitana de Goiânia, norteada pela pesquisa qualitativa. Os dados produzidos foram analisados a partir de elementos do Construcionismo e do Turbilhão de Aprendizagem identificados nas atividades mobilizadas além dos aspectos sociais e humanos tecidos ao longo da formação do aluno. Os resultados obtidos com a análise de dados indicam elementos do ambiente criado que atuam como contexto e motor para a produção de significados em matemática pelos alunos, evidenciando a relevância de uma formação contextualizada e atuante.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651962
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Referências

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