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Dos materiais didáticos produzidos nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo
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Palavras-chave

Faculdades de tecnologia do Estado de São Paulo
História da educação matemática
Apostilas
Cultura matemática escolar

Como Citar

PRADO, Rosemeiry Castro; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Dos materiais didáticos produzidos nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019009, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654047. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654047. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é parte de um estudo de doutorado que tem como foco o ensino de Matemática nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo (Fatec), particularmente, o da Fatec São Paulo, criada nos limiares da década de 1970, em pleno regime militar. A História Oral foi mobilizada como princípio teórico-metodológico, o que possibilitou a criação de narrativas sobre o surgimento dessas faculdades no cenário educacional e sua demanda por professores de Matemática, o lugar ocupado pela Matemática nas Fatec e a força do discurso sobre a necessidade de uma “Matemática para tecnólogos”. Este artigo discute mais especificamente a criação de materiais didáticos (apostilas), relativos ao ensino de Matemática, visando a compreender se (e, se for o caso, como) o discurso em defesa de uma Matemática específica para tecnólogos se efetiva na instituição.
https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654047
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