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Observação e experiência como fio condutor da geometria de Heitor Lyra da Silva
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Palavras-chave

Rio de Janeiro
Ensino primário
História do manual didático
Transferências culturais

Como Citar

SILVA, Circe Mary Silva da; SILVA, Maria Célia Leme da. Observação e experiência como fio condutor da geometria de Heitor Lyra da Silva. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019011, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654092. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654092. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O artigo analisa o livro didático Geometria (Observação e Experiência), publicado em 1923 por Heitor Lyra da Silva, para o ensino primário. O objetivo desta pesquisa de cunho documental é caracterizar a proposta modernizadora do autor, identificando elementos que a aproximem ou distanciem de referências estrangeiras em voga à época, tendo em conta a transferência de saberes e sua circulação internacional. As palavras-chave “observação e experiência” caracterizam sua proposta de ensino para a Geometria e estão em sintonia com princípios pedagógicos de autores franceses. Em lugar de explorar o desenho à mão livre ou o desenho geométrico, marca dos livros do século XIX, os trabalhos manuais são inseridos, observados, explorados na iniciação do aluno ao estudo das formas, e introduzidas as imagens fotográficas de lugares, que ajudam na abordagem de conceitos. O autor inova ao intercalar conceitos da Geometria plana e espacial, defendendo uma abordagem pedagógica francesa de “círculos concêntricos”.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654092
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