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Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997)
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Livros didáticos de matemática
Estudo dirigido e instrução programada
História oral
Colégio técnico- UFMG

Como Citar

MELILLO, Kelly Maria de C. Fornero A. L.; GOMES, Maria Laura Magalhães. Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997). Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019003, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654121. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654121. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo aborda o uso de livros didáticos e outros materiais escritos nas práticas dos professores de Matemática do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais no período 1969-1997. O trabalho resulta de uma pesquisa fundamentada na metodologia da História Oral, com a realização de 16 entrevistas com antigos professores e alunos da escola. Os depoimentos dos professores minimizaram o papel dos livros em suas práticas, acentuando a sua própria produção de materiais escritos, com destaque para estudos dirigidos e instruções programadas para as aulas. Os testemunhos dos alunos se referiram à pouca frequência de aulas expositivas decorrente do uso desses materiais e em geral não enfatizaram o uso de livros. Entretanto, a análise das narrativas revelou que os livros didáticos estiveram muito presentes nas práticas desenvolvidas na escola, por serem essenciais à preparação e à realização dos estudos dirigidos.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654121
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