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Análise de um livro didático de geometria plana apoiada na hermenêutica de profundidade
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Palavras-chave

Ensino de geometria
Livro didático
Hermenêutica de profundidade
Classificação de problemas
Formalismo

Como Citar

CURY, Fernando Guedes. Análise de um livro didático de geometria plana apoiada na hermenêutica de profundidade. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019021, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654251. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654251. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta resultados da análise de um livro muito usado no ensino de Geometria em cursos de Matemática no Brasil: Elementos de Geometria Plana, de João Lucas Barbosa. Nossos esforços foram direcionados pelas questões: como são organizados/estruturados os livros de Geometria Euclidiana, mais comuns, na formação de professores de matemática? e que tipo de tarefas são propostas aos seus leitores? Para tanto, valemo-nos da Hermenêutica de Profundidade como metodologia de investigação por compreendermos que o livro didático é uma “forma simbólica” (produção intencional humana). O estudo contemplou uma investigação do contexto do período de produção e de circulação da primeira edição da obra e de uma análise de sua estrutura, com destaque para uma classificação das tarefas ali propostas. Percebemos fortes laços da obra com ideias características do Movimento da Matemática Moderna, como a supervalorização do ensino pautado na construção lógico-dedutiva, notadamente, pela grande proposição de exercícios voltadas a demonstrações.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654251
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