Exposé moderne des mathématiques élémentaires: quando uma obra precede sua autora

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DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654365

Palavras-chave:

Movimento da matemática moderna. História da educação matemática. Manuais pedagógicos.

Resumo

O artigo trata da produção do livro Exposé moderne des mathématiques élémentaires, pela autora francesa Lucienne Félix, e de sua recepção, no Brasil, pelos professores integrantes do Grupo de Estudos em Ensino de Matemática (GEEM), criado em São Paulo, em 1961. A partir da interpretação de relatos autobiográficos e de outros documentos, argumenta-se que a apresentação da obra, no Brasil, precedeu a da autora, não apenas no plano cronológico, mas também do ponto de vista do reconhecimento, da legitimidade e da difusão de ideias de inovação do ensino, que participaram da onda internacional conhecida como Movimento da Matemática Moderna. Em suas traduções e edições, o livro percorreu caminhos inesperados para uma obra de professora do ensino secundário que não contava com o apoio do Ministério da Educação francês. No Brasil, sua circulação foi restrita, mas constituiu-se como uma das referências para as proposições do GEEM e para o intercâmbio dos professores com Lucienne Félix, ao longo dos anos 1960.

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Biografia do Autor

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Matemática e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

BÚRIGO, E. Z. Exposé moderne des mathématiques élémentaires: quando uma obra precede sua autora. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019001, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654365. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654365. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Dossiê - Impressos para o ensino ou textos de referência e História da Educação Matemática: leituras e interpretações

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