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Matemática, arte e mangá
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Palavras-chave

Cultura Otaku
Educação escolar
Estudos culturais
Representação

Como Citar

PEREIRA, Gabriela Pereira de; FERREIRA, Maira. Matemática, arte e mangá: a cultura audiovisual em diálogo com as juventudes. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020032, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8655905. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655905. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente trabalho estuda a relação entre matemática e arte, considerando o potencial da temática Mangá na educação escolar e o papel das mídias na produção de discursos que constituem culturas juvenis. A pesquisa tem como suporte teórico-metodológico os Estudos Culturais, tomando a centralidade da cultura na constituição de práticas sociais em aulas de matemática e operando com os conceitos de cultura e representação para olhar para obras artísticas e desenhos de Mangá, e reconhecer as relações entre matemática e arte construídas pelos regimes de representação histórico-culturais. Assim, propõe-se uma reflexão sobre a potencialidade dos desenhos de Mangá para a constituição de modos de olhar para a matemática, auxiliando na superação dos obstáculos na compreensão desta área de conhecimento e possibilitando outros espaços de produção de saber matemático, com o uso de artefatos que façam parte das culturas juvenis.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8655905
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