O jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental

o espaço amostral

Palavras-chave: Jogo pedagógico, Ensino de probabilidade, Ensino fundamental, Base nacional comum curricular

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as tarefas elaboradas para um jogo pedagógico relacionadas ao conceito de espaço amostral segundo a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, proposta curricular brasileira no que diz respeito aos conteúdos e habilidades a serem trabalhados na unidade temática “Estatística e Probabilidade” para os anos iniciais do Ensino Fundamental, elaboramos cartas Perguntas (?) para o jogo, que são tarefas baseadas em situações problemas cujo objetivo é favorecer a apreensão do conhecimento probabilístico. Mostrou-se a possibilidade de desenvolver um trabalho pedagógico baseado em jogos e resolução de problemas que envolva conteúdos probabilísticos, criando um recurso que favoreça o repensar sobre os métodos estratégicos, redimensionando-os a fim de minimizar o hiato existente entre as atividades lúdicas cotidianas realizadas pelos alunos, espontaneamente, e o trabalho desencadeado em sala de aula.

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Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professor Associado II da Universidade Federal do ABC - UFABC.

Nilceia Datori Barbosa, Universidade Federal do ABC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC – UFABC.

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Publicado
2020-05-29
Como Citar
Oliveira Júnior, A. P. de, & Barbosa, N. D. (2020). O jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental. Zetetike, 28, e020019. https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656609
Seção
Dossiê Temático

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