Banner Portal
Simulação computacional
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Probabilidade frequentista
Formação de professores
Simulação

Como Citar

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; FIGUEIREDO, Auriluci de Carvalho. Simulação computacional: aspectos do ensino da probabilidade frequentista. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020017, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656869. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656869. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo discutem-se aspectos didáticos da abordagem frequentista da probabilidade por meio de simulação computacional. Para tanto, utilizamos um applet que simula o jogo franc-carreau. Os dados para discussão foram colhidos em oficina para professores. O referencial teórico abrangeu a teoria das situações didáticas, de Brousseau e o modelo de letramento probabilístico, de Gal, adotando-se pressupostos baseados na engenharia didática de segunda geração como metodologia de pesquisa, uma vez que o objetivo era relacionado à formação continuada de professores. Nos relatos dos professores sobre atividades que trabalhavam com o enfoque frequentista, observamos que a manipulação das frequências relativas acumuladas em uma planilha Excel mostrou-se relativamente propícia para superar dificuldades no uso de tecnologias, abrindo possibilidades de ampliação de aspectos do letramento probabilístico, com reflexões e discussões sobre sua aplicação na educação básica e superior.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656869
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Badizé M., Jacques A., Petitpas M., & Pichard J. F. (1996). Le jeu du franc-carreau: une activité probabiliste au collège. Rouen: IREM de Rouen.

Batanero, C. B., Contreras, J. M., Díaz, C. & Cañadas, G. (2013). Definición de la probabilidad y probabilidad condicional: un estudio con futuros profesores. Revemat, 8(1), 75-91. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n1p75

Batanero, C. & Diaz, C. (2007). Probabilidad, grado de creencia y proceso de aprendizaje. XIII Jornadas Nacionales de Enseñanza y Aprendizaje de las Matemáticas. Granada. Disponível em: http://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/PonenciaJAEM.pdf

Batanero, C., Contreras, J. M., Fernandes, J. A. & Ojeda, M. M. (2010). Paradoxical games as a didactic tool to train teachers in probability. In C. Reading (ed.), Data and context in statistics education: towards an evidence-based society. Proceedings of the Eighth International Conference on Teaching Statistics (ICOTS 8). Retirado em: 10 de fevereiro, 2019 de: https://iase-web.org/documents/papers/icots8/ICOTS8_C105_BATANERO.pdf

Ben-Zvi, D. & Garfield, J. (2004). The challenge of developing statistical literacy, reasoning, and thinking. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Bernoulli J. (1713). L’ars conjectandi. Traduction de N. Meusnier, 1987). Rouen: IREM de Rouen et Université de Rouen Haute-Normandie.

Biehler, R. (1991). Computers in probability education. In K. Kapadia, & M. Borovcnik (eds.), Chance encounters: probability in education (pp. 169-212). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Borovcnik, M. & Kapadia, R. (2009). Research and developments in probability education. International Electronic Journal of Mathematics, 4(3). Disponível em: www.iejme.com/032009/IEJME_p00_introd_E.pdf.

Brousseau, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, 7(2), 33-116.

Caberlim, C. C. L. (2015). Letramento probabilístico no ensino médio: um estudo de invariantes operatórios mobilizados por alunos. Dissertação de mestrado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Retirado em 20 de março, 2019 de: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11028/1/Cristiane%20Candido%20Luz%20Caberlim.pdf

Carvalho, J. I. F. (2015). Conhecimentos de futuros professores de matemática sobre probabilidade condicional por meio do jogo das três fichas. In: J. M. Contreras, C. Batanero, J. D. Godino, G. R. Cañadas, P. Arteaga, E. Molina, M. M. Gea, & M.M. López (eds.), Didáctica de la estadística, probabilidad y combinatoria, 2 (pp. 189-196). Granada: Universidad de Granada.

Carvalho, J. I. F., Silva, C. D. B. & Paraíba, T. S. (2016). Um estudo sobre probabilidade nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: significados, representações e contextos. Anais do XII Encontro Nacional de Educação da Matemática. São Paulo: ENEM. Retirado em 20 de setembro, 2019 de: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6224_2715_ID.pdf

Coutinho, C. Q. S. (2001). Introduction aux situations aléatoires dès le collège: de la modélisation à la simulation d’expériences de Bernoulli dans l’environnement informatique Cabri-géomètre II. Thèse de doctorat. Grenoble: Université Joseph Fourier.

Coutinho, C. Q. S. (2013). Introdução ao conceito de probabilidade e os livros didáticos para ensino médio no Brasil. In A. Salcedo (ed.). Educación estadística en América Latina: tendencias y perspectivas. Caracas: Universidad Central de Venezuela. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/274961347_Educacion_Estadistica_America_Latina_Tendencias_Perspectivas

Erdrich, N. (s.d.). Simulation du jeu du franc-carreau. Disponível em https://www.geogebra.org/m/zegKUvqP

Fernandes, J. A., Batanero, C. B., Contreras, J. M. G. & Díaz, C. B. (2009). A simulação em probabilidades e estatística: potencialidades e limitações. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262818121_A_simulacao_em_Probabilidades_e_Estatistica_potencialidades_e_limitacoes.

Fernandes, J. A., Correia, P. F. & Contreras, J. M. (2013). Ideias intuitivas de alunos do 9.º ano em probabilidade condicionada e probabilidade conjunta. AIEM: Avances de Investigación en Educación Matemática, 4, 5-26.

Gal, I. (2002). Adults’ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25.

Gal, I. (2005). Towards “probability literacy” for all citizens: building blocks and instructional dilemmas. In G. Jones (ed.), Exploring probability in school: challenges for teaching and learning (pp. 39-63). New York: Springer.

GeoGebra: aplicativos matemáticos. (s.d.) Disponível em: https://www.geogebra.org/

Gürbüz, R. (2008). Olasılık konusunun öğretiminde kullanılabilecek bilgisayar destekli bir materyal [A computer-aided material for teaching ‘probability’ topic]. Mehmet Akif Ersoy University Journal of Faculty of Education, 8(15), 41-52.

Koparan. T. & Kaleli Yılmaz. G. (2015). The effect of simulation-based learning on prospective teachers’ inference skills in teaching probability. Universal Journal of Educational Research, 3(11), 775-786.

Laplace P. S. (1814). Essai philosophique sur les probabilités. (5e édition en 1825, réimprimée en 1985.) Paris: Christian Bourgois éditeur.

Lopes, J. M. (2007). Probabilidade condicional por meio da resolução de problemas. Revista do Professor de Matemática: Sociedade Brasileira de Matemática, 62, 34-8.

Mills, J. (2002). Using computer simulation methods to teach statistics: a review of the literature. Journal of Statistics Education, 10(1). Disponível em: www.amstat.org/publications/jse/v10n1/mills.html

Ministério da Educação (MEC). (1998). Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto.

Ministério da Educação (MEC). (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.

Perrin-Glorian, M. J. (2009). L’ingénierie didactique a l’interface de la recherche avec l’enseignement: développement des ressources et formation des enseignants. In C. Margolinas, M. Abboud, L. Bueno-Ravel, N. Douek, A. Fluckiger, P. Gibel, F. Vandebrouck, & F. Wozniak (orgs.), En amont et en aval des ingénieries didactiques, 1 (pp. 57-78), Grenoble: La Pensée Sauvage.

Rodrigues, M. R. (2018). A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade. Tese de doutorado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Retirado em 10 de agosto, 2019 de: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11197

Silva, C. & Cazorla, I. M. (2008). Registros de representação semiótica no ensino de probabilidade condicional e do teorema de Bayes. Anais do 2.o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife: SIPEMAT. Retirado em 20 de setembro, 2019 de: http://www.lematec.net.br/CDS/SIPEMAT08/artigos/CO-106.pdf

Silva, D. S. C. (2018). Letramento estocástico: uma possível articulação entre os letramentos estatístico e probabilístico. Dissertação de mestrado). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Retirado em 10 de agosto de 2019 de: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21283

Ventsel, H. (1962). Théorie des probabilités. Moscou: Editora MIR.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.