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O Saresp e questões de estatística para o nono ano do ensino fundamental
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Palavras-chave

Resolução de problemas
Estatística
Ensinofundamental
Saresp

Como Citar

FONTANA, Edmeire Aparecida; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. O Saresp e questões de estatística para o nono ano do ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020020, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656898. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656898. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo verificar se questões orientadas para o nono ano do Ensino Fundamental do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp, abordam conteúdos estatísticos utilizando a resolução de problemas segundo o documento americano “Diretrizes para Avaliação e Instrução em Educação Estatística – GAISE”. Para a seleção das questões, houve um recorte temporal definido, pois estão disponibilizadas online nos relatórios pedagógicos de 2008 a 2018. Para a apresentação e análise das questões: descrevemos o tipo do raciocínio utilizado; analisamos segundo a resolução de problemas e a variabilidade partindo do documento GAISE; e finalmente sugerimos novas questões. Os resultados indicam que apesar de ser expresso nos relatórios pedagógicos anuais do Saresp que há a utilização da resolução de problemas na elaboração das questões não foram elaboradas considerando os princípios teóricos do documento GAISE.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656898
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