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Formação do professor de Matemática
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Palavras-chave

Ensino de probabilidade
Formação inicial de professores
Professor reflexivo

Como Citar

AMORIM, Marta Élid; PIETROPAOLO, Ruy Cesar; SILVA, Angelica da Fontoura Garcia. Formação do professor de Matemática: uma discussão sobre o ensino de probabilidade. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020010, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8657002. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657002. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar uma análise de conhecimentos de futuros professores de Matemática sobre o ensino da probabilidade, em particular sobre a aleatoriedade. Esta investigação envolveu um processo formativo no qual foi discutida a questão da independência de eventos a partir dos resultados apontados por Bryant & Nunes. Este processo contou com participação de 11 estudantes de Licenciatura em Matemática de um campus de uma universidade pública de Sergipe. Para a análise dos dados, relativamente aos conhecimentos do professor, foram consideradas categorias discutidas por Shulman. Quanto ao ensino da probabilidade, esta investigação baseou-se nos estudos de Gal e Batanero, Contrera & Diaz. Sobre a prática reflexiva de professores utilizou-se Zeichner. A análise mostrou que os futuros professores ampliaram a base de conhecimentos para a docência de probabilidade, sobretudo em relação ao reconhecimento da necessidade de superação da recência positiva e negativa para a compreensão da independência de eventos. Além disso, reconsideraram a posição contrária, demonstrada inicialmente, ao seu ensino a partir dos anos iniciais. Destaca-se, assim, a importância de ações formativas para propiciar aos participantes a vivência de situações de aprendizagem que envolva conceitos de probabilidade, por meio de experimentações e reflexões.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8657002
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