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Compreensões sobre gráficos por professores de escolas no campo
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Palavras-chave

Formação continuada de professores
Educação estatística
Educação do campo
Anos finais do ensino fundamental

Como Citar

SOUZA, Josilane de; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Compreensões sobre gráficos por professores de escolas no campo . Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020005, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8657061. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657061. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A interpretação de dados estatísticos apresentadas em gráficos vincula-se a competências que devem ser desenvolvidas pelos cidadãos no decurso de sua escolarização. No Brasil os contextos de Educação do Campo são desafiadores uma vez que essa modalidade de demanda que sejam consideradas as especificidades dos contextos campesinos. Este artigo discute aspectos de uma pesquisa que investigou as compreensões sobre gráficos que professores de escolas no campo evidenciaram a partir de entrevistas e oficinas de formação continuada sobre letramento estatístico. Os resultados obtidos das entrevistas evidenciaram algumas lacunas em relação às concepções de Educação do Campo, bem como evidenciou dificuldades quanto a compreensão dos gráficos propostos para interpretação. As oficinas de formação mostraram-se como espaços importantes de formação para o letramento estatístico, pois os professores sentiram-se incentivados a enriquecer sua prática pedagógica.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8657061
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