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Recontextualizações de um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática
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Palavras-chave

Recontextualização pedagógica
Performatividade
Ensino de matemática

Como Citar

LIRA, Ismael Santos; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Recontextualizações de um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020023, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8657456. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657456. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que buscou compreender como professores recontextualizam textos do Programa de Intervenção Pedagógica para o Ensino de Matemática nos anos iniciais, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI), em parceria público-privada com Instituto Alfa e Beto. Trata-se de um estudo qualitativo em que os dados foram coletados por meio de observações, análise de documentos e entrevistas com dois professores que participam do referido Programa e ensinam matemática no 5.º ano do Ensino Fundamental. Os dados, analisados à luz de alguns conceitos da sociologia de Basil Bernstein e de Stephen Ball, sugerem que os professores participantes recontextualizam os textos preconizados pelo Programa, ao incluir atividades elaboradas por eles mesmos para favorecer a preparação de estudantes para a Prova Brasil e ao realizar transformações textuais para atender aos padrões de desempenho desses estudantes.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8657456
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