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Formação de professores e práticas pedagógicas matemáticas na EJA de Sobral
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Palavras-chave

Educação de jovens e adultos
Ensino de Matemática
Prática pedagógica
Formação de professores

Como Citar

XAVIER, Francisco Josimar Ricardo; FREITAS, Adriano Vargas. Formação de professores e práticas pedagógicas matemáticas na EJA de Sobral . Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023028, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8659350. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8659350. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O ensino e a aprendizagem em Matemática ainda têm sido um desafio para os professores e estudantes da EJA. Neste artigo objetiva-se discutir as influências que os estudos dos momentos de Formação de professores exercem sobre a construção das práticas pedagógicas de duas professoras que lecionam Matemática na EJA da zona rural de Sobral. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas como instrumentos de elaboração de dados, que foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que nos momentos de Formações de professores propõem uma padronização das práticas pedagógicas das docentes, no sentido de estarem centradas nos conteúdos escolares. Contudo, as docentes dizem executar estratégias didáticas considerando as realidades dos estudantes e que, em certa medida, distanciam-se da padronização proposta. Conclui-se assim, haver tensões entre os sentidos de práticas pedagógicas propostas às professoras e as que são por elas construídas em sala de aula.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8659350
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