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A Escola Primaria
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Palavras-chave

Ensino de álgebra
Circulação de ideias
História da educação matemática

Como Citar

RODRIGUÊS, Jeremias Stein; COSTA, David Antonio da. A Escola Primaria: Francisco Cabrita e a álgebra para o ensino elementar. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020033, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8660916. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8660916. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

No início do século XX há no Brasil a circulação de ideias a favor da instituição de uma Álgebra no ensino elementar, com a colaboração de Francisco Cabrita segundo suas apropriações nos ideários estadunidenses e francesas. Buscamos compreender as contribuições do autor para o processo de sistematização desta Álgebra, examinando elementos que ressaltassem a detenção de uma expertise no âmbito educacional, bem como a relação desta para a circulação das ideias do autor. A partir de referenciais que discutem o expert e a expertise, bem como a circulação de ideias, sob um viés historiográfico, procuramos averiguar a expertise de Cabrita e como esta influenciou a circulação de suas ideias. Deste modo o material empírico foi formado por 5 artigos de Cabrita publicados na revista “A Escola Primaria”, entre 1917 e 1922. O reconhecimento de sua expertise aparenta permitir a disseminação de seu discurso em favor de uma Álgebra para o ensino elementar.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8660916
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