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Sentido numérico em crianças
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Palavras-chave

Sentido numérico
Significados dos números
Magnitude relativa dos dígitos
Sequência numérica

Como Citar

SPINILLO, Alina Galvão; CORREA, Jane; CRUZ, Maria Soraia Silva. Sentido numérico em crianças: significado dos números, magnitude relativa e sequência numérica. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021023, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8660951. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8660951. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

O presente estudo examinou, em uma perspectiva de desenvolvimento, três indicadores de sentido numérico: significado dos números, magnitude relativa dos dígitos em números e distância entre números na sequência numérica. Cinquenta crianças alunas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental realizaram três tarefas, cada uma relativa a um desses indicadores. Utilizou-se a Análise de Agrupamentos para definir o perfil dos participantes quanto ao conhecimento que apresentavam sobre números que foram divididos em dois grupos: crianças com um bom domínio e aquelas com um domínio limitado. As crianças mais habilidosas tiveram um melhor desempenho do que as menos habilidosas em atribuir significado aos números e em relação à noção da magnitude relativa dos dígitos em números. Contudo, atribuir significado aos números foi a tarefa mais difícil para os participantes de ambos os perfis. O papel desempenhado pelas experiências formais e informais no conhecimento matemático de crianças é enfatizado.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8660951
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