Sentido numérico em crianças

significado dos números, magnitude relativa e sequência numérica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8660951

Palavras-chave:

Sentido numérico, Significados dos números, Magnitude relativa dos dígitos, Sequência numérica

Resumo

O presente estudo examinou, em uma perspectiva de desenvolvimento, três indicadores de sentido numérico: significado dos números, magnitude relativa dos dígitos em números e distância entre números na sequência numérica. Cinquenta crianças alunas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental realizaram três tarefas, cada uma relativa a um desses indicadores. Utilizou-se a Análise de Agrupamentos para definir o perfil dos participantes quanto ao conhecimento que apresentavam sobre números que foram divididos em dois grupos: crianças com um bom domínio e aquelas com um domínio limitado. As crianças mais habilidosas tiveram um melhor desempenho do que as menos habilidosas em atribuir significado aos números e em relação à noção da magnitude relativa dos dígitos em números. Contudo, atribuir significado aos números foi a tarefa mais difícil para os participantes de ambos os perfis. O papel desempenhado pelas experiências formais e informais no conhecimento matemático de crianças é enfatizado.

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Biografia do Autor

Alina Galvão Spinillo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia pela Universidade de Oxford.  Professora Titular da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Jane Correa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia pela Universidade de Oxford.  Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Maria Soraia Silva Cruz, Instituto Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

SPINILLO, A. G.; CORREA, J.; CRUZ, M. S. S. Sentido numérico em crianças: significado dos números, magnitude relativa e sequência numérica. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021023, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8660951. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8660951. Acesso em: 1 fev. 2023.

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