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O professor formador como incentivador da formação de professores indígenas etnomatemáticos
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Palavras-chave

Educação escolar indígena
Educação matemática
Formação de professores indígenas de matemática
Pensamento etnomatemático

Como Citar

POLEGATTI , Geraldo Aparecido; CAMARGO, Ligia Bittencourt Ferraz de; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. O professor formador como incentivador da formação de professores indígenas etnomatemáticos. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021008, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661760. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661760. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o papel do professor enquanto formador de professores indígenas de Matemática, atuando como fomentador do pensamento etnomatemático em cursos de Licenciatura Intercultural Indígena. Compreendemos que o pensamento etnomatemático pode ser aprimorado por meio da pesquisa como práxis. A investigação promove o encontro dos saberes matemáticos das comunidades indígenas com os conteúdos de Matemática do currículo. O pensamento etnomatemático aliado à prática de pesquisa provoca o encontro com outras áreas do conhecimento e a articulação com seus professores indígenas. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa envolvendo diálogos com onze acadêmicos indígenas da área de Ciências da Natureza e Matemática. Foi possível observar que, apesar da inerência do pensamento etnomatemático em cada acadêmico indígena, ele precisa ser fomentado pelo professor formador com vistas à formação de professores indígenas etnomatemáticos.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661760
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