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Um, dois, três
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Palavras-chave

Educação matemática
Formação de professores
Ensino fundamental

Como Citar

ALENCAR, Edvonete Souza de; DIAZ-LEVICOY, Danilo; SOARES, Maria Rosana. Um, dois, três: o conhecimento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o sistema de numeração decimal. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021030, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661779. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661779. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Nos últimos anos, muitas têm sido as discussões a respeito da formação de professores, principalmente no que tange sobre a formação continuada. Assim, este artigo apresenta dados parciais do projeto “Criação de histórias de Literatura infantil para o ensino de Matemática” e traz uma análise da formação continuada com as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi identificar o conhecimento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de criação de uma história para o ensino do sistema de numeração decimal. Utilizamos como metodologia o Design Experiment e o referencial teórico utilizado para a análise foi o Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge - MTSK. De modo geral, identificamos que o processo formativo para a criação de histórias promove a reflexão dos docentes, principalmente em relação ao domínio do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - PCK.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661779
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