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Princípios de design de uma experiência baseada no TPACK na formação inicial de professores de matemática
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Palavras-chave

TPACK
Formação inicial de professores de matemática
Investigação baseada em design

Como Citar

GUTIÉRREZ-FALLAS, Luis Fabián; HENRIQUES, Ana. Princípios de design de uma experiência baseada no TPACK na formação inicial de professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021006, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661780. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661780. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

O TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) conceptualiza o conhecimento profissional do professor para uma efetiva integração da tecnologia na educação, que é um desafio frequente no ensino da Matemática. Sendo essencial garantir o seu desenvolvimento na formação inicial de professores de Matemática, este estudo, seguindo uma Investigação Baseada em Design, visa compreender como os princípios de design adotados numa experiência de formação centrada no desenvolvimento do TPACK de futuros professores (FP) de Matemática do 7.º ao 12.º anos de escolaridade contribuem para promover esse conhecimento. Os resultados, com base na análise de resoluções escritas dos FP das tarefas propostas na formação e respostas a entrevista e questionário, mostram que a experiência de formação promoveu competências tecnológicas dos FP, evidenciando a mobilização do TK (Technological Knowledge), TCK (Technological Content Knowledge) e TPK (Technological Pedagogical Knowledge) em articulação com o PCK (Pedagogical Content Knowledge) e, consequentemente, com o TPACK.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661780
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