Princípios de design de uma experiência baseada no TPACK na formação inicial de professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661780

Palavras-chave:

TPACK, Formação inicial de professores de matemática, Investigação baseada em design

Resumo

O TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) conceptualiza o conhecimento profissional do professor para uma efetiva integração da tecnologia na educação, que é um desafio frequente no ensino da Matemática. Sendo essencial garantir o seu desenvolvimento na formação inicial de professores de Matemática, este estudo, seguindo uma Investigação Baseada em Design, visa compreender como os princípios de design adotados numa experiência de formação centrada no desenvolvimento do TPACK de futuros professores (FP) de Matemática do 7.º ao 12.º anos de escolaridade contribuem para promover esse conhecimento. Os resultados, com base na análise de resoluções escritas dos FP das tarefas propostas na formação e respostas a entrevista e questionário, mostram que a experiência de formação promoveu competências tecnológicas dos FP, evidenciando a mobilização do TK (Technological Knowledge), TCK (Technological Content Knowledge) e TPK (Technological Pedagogical Knowledge) em articulação com o PCK (Pedagogical Content Knowledge) e, consequentemente, com o TPACK.

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Biografia do Autor

Luis Fabián Gutiérrez-Fallas, Universidad de Costa Rica

Doutor em Educação, especialidade Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade da Costa Rica, Costa Rica.

Ana Henriques, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação, especialidade Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Gutiérrez-Fallas, L. F., & Henriques, A. (2021). Princípios de design de uma experiência baseada no TPACK na formação inicial de professores de Matemática. Zetetike, 29(00), e021006. https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661780

Edição

Seção

Dossiê Temático