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Uma análise do estado da arte das pesquisas sobre transição na educação matemática
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Palavras-chave

Transição em ensino de matemática
Transição interna/externa
Revisão sistemática
Estado da arte

Como Citar

CUNHA, Sandro René; PINTO, Márcia Fusaro. Uma análise do estado da arte das pesquisas sobre transição na educação matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021032, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661812. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este estudo integra pesquisas sobre o tema “transição” na educação matemática a partir de análise referenciada em revisões sistemáticas da literatura como prática de investigação. O objetivo é identificar os contextos e os modos como o tópico vem sendo abordado, evidenciando a diversidade de tratamentos e traços em comum, ao comunicar ou conceituar e significar “transição” no campo de pesquisa. Assume-se como propósito compreender e destacar a importância do tema e das investigações sobre transições na educação matemática – em particular, no ensino nas universidades. Dos resultados, destaca-se a predominância de uma visão sobre a transição em ensino da matemática nas universidades, concebida como uma rede de processos pelos quais os indivíduos “atravessam fronteiras” ou percorrem “ritos de passagem” de uma cultura a outra, em uma mesma comunidade ou contexto social. Ao fazê-lo, esses indivíduos mudam o seu papel em tais ambientes.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661812
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