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Manifestações do conhecimento estatístico de professores em formação continuada
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Palavras-chave

Conhecimento estatístico
Experimento formativo
Oficina pedagógica de matemática
Atividade orientadora de ensino

Como Citar

FABRI, Gabriel José Cavassin; PANOSSIAN, Maria Lucia; AMIN, Valderez Aparecida Aluiz; OLIVEIRA, Natália Mota. Manifestações do conhecimento estatístico de professores em formação continuada. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021014, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661815. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661815. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a análise sobre o conhecimento estatístico manifestado por professores nas ações do projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), organizado a partir dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino que, por sua vez, pauta-se nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e Teoria da Atividade. Para tal, foram analisados episódios nos quais há manifestações dos professores diante de uma situação desencadeadora de aprendizagem de conceitos estatísticos. Como resultado, foi possível reconhecer que a situação, que foi elaborada considerando relações essenciais do conhecimento estatístico a partir de seu movimento histórico e lógico, desencadeou nos professores participantes necessidades de estabelecimento de nexos entre os conceitos da Estatística. As necessidades evidenciadas pela situação e no processo de organização da formação de forma geral desencadearam ações de pesquisa e de síntese por parte dos professores, o que revela a importância de projetos como a OPM para a formação de professores do ensino básico.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661815
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