Conhecimento especializado do professor que ensina matemática relativo ao tópico de divisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661906

Palavras-chave:

MTSK, Divisão, Educação infantil e anos iniciais, Formação de professores

Resumo

Assumindo que o conhecimento do professor exerce um papel crucial em sua prática e nas aprendizagens dos alunos e por ser a divisão um dos tópicos mais problemáticos para professores e para alunos, focamos nossa atenção no conteúdo do Conhecimento Especializado, revelado em um curso de especialização relativamente a este tópico, por professores que atuam desde a Educação Infantil. O material coletado das interações dos professores, ao discutirem uma tarefa para a formação, foi analisado segundo a lente do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge, com intuito de caracterizar o conteúdo do Conhecimento Especializado do professor no tópico de divisão. Dessa análise, emergiram descritores do Conhecimento Especializado do professor de e que ensina matemática relacionado a conceitos, procedimentos, propriedades, fundamentos e sistemas representacionais no âmbito da divisão, contribuindo para que, nos contextos formativos, sejam intencionalmente implementados instrumentos eficazes para desenvolver tal conhecimento.

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Biografia do Autor

Milena Soldá Policastros, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (USP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Faculdade de Educação (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

Miguel Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Didática da Matemática (UHU). Docente do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM), Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

Policastros, M. S., & Ribeiro, M. (2021). Conhecimento especializado do professor que ensina matemática relativo ao tópico de divisão. Zetetike, 29(00), e021020. https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661906

Edição

Seção

Dossiê Temático