Banner Portal
Conhecimento especializado do professor que ensina matemática relativo ao tópico de divisão
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

MTSK
Divisão
Educação infantil e anos iniciais
Formação de professores

Como Citar

POLICASTROS, Milena Soldá; RIBEIRO, Miguel. Conhecimento especializado do professor que ensina matemática relativo ao tópico de divisão. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021020, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661906. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661906. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Assumindo que o conhecimento do professor exerce um papel crucial em sua prática e nas aprendizagens dos alunos e por ser a divisão um dos tópicos mais problemáticos para professores e para alunos, focamos nossa atenção no conteúdo do Conhecimento Especializado, revelado em um curso de especialização relativamente a este tópico, por professores que atuam desde a Educação Infantil. O material coletado das interações dos professores, ao discutirem uma tarefa para a formação, foi analisado segundo a lente do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge, com intuito de caracterizar o conteúdo do Conhecimento Especializado do professor no tópico de divisão. Dessa análise, emergiram descritores do Conhecimento Especializado do professor de e que ensina matemática relacionado a conceitos, procedimentos, propriedades, fundamentos e sistemas representacionais no âmbito da divisão, contribuindo para que, nos contextos formativos, sejam intencionalmente implementados instrumentos eficazes para desenvolver tal conhecimento.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661906
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Ainsworth, S., Bibby, P., & Wood, D. (2002). Examining the effects of different multiple representational systems in learning primary mathematics. Journal of the Learning Sciences, 11(1), 25–62.

Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content Knowledge for Teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389–407. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487108324554

Behr, M. J., Harel, G., Post, T., & Lesh, R. (1994). Units of quantity: A conceptual basis common to additive and multiplicative intents. In G. Harel & J. Confrey, The development of multiplicative reasoning in the learning of mathematics (pp. 121–176). Albany, NY: State University of New York Press.

Bicknell, B., Young-Loveridge, J., Lelieved, J., & Brooker, J. (2015). Using multiplication and division contexts with young children to develop part-whole thinking. Journal Issue, 2, 53–59. DOI: http://dx.doi.org/10.18296/set.0018

Bisanz, J., & LeFevre, J.-A. (1992). Chapter 3 Understanding Elementary Mathematics. In J. I. D. Campbell (Org.), Advances in Psychology (Vol. 91, pp. 113–136). North-Holland. DOI: https://doi.org/10.1016/S0166-4115(08)60885-7

Boyd, D. J., Grossman, P. L., Lankford, H., Loeb, S., & Wyckoff, J. (2009). Teacher Preparation and Student Achievement. Educational Evaluation and Policy Analysis, 31(4), 416–440. DOI: https://doi.org/10.3102/0162373709353129

Brocardo, J., Serrazina, L., & Kraemer, J.-M. (2003). Algoritmos e sentido do número. Educação e Matemática, 75(Nov/Dez), 11–15.

Carreño, E., Rojas, N., Montes, M. Á.., & Flores, P. (2013). Mathematics teacher’s specialized knowledge. Reflections based on specific descriptors of knowledge. Proceedings of CERME 8, 2976–2984. Antalya, Turquia: METH.

Carrillo, J., Climent, N., Montes, M., Contreras, L. C., Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D., … Muñoz-Catalán, M. C. (2018). The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20(3), 236–256. DOI: https://doi.org/10.1080/14794802.2018.1479981

Clements, D., & Stephan, M. (2004). Measurement in pre-K to grade 2 mathematics. In D. Clements, J. Sarama & A.-M. DiBiase (Orgs.), Engaging Young Children in Mathematics: Standards for Early Childhood Mathematics Education (pp. 299–317). New Jersey: LEA.

Correa, J., Nunes, T., & Bryant, P. (1998). Young children’s understanding of division: The relationship beteween division terms in a noncomputational task. Journal of Educational Psychology, 90(2), 321–329. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-0663.90.2.321

Dooren, W. V., Verschaffel, L., & Onghena, P. (2002). The impact of preservice teachers’ content knowledge on their evaluation of students’ strategies for solving Arithmetic and Algebra words problems. Journal for Research in Mathematics Education, 33(5), 319–351. DOI: https://doi.org/10.2307/4149957

Downton, A. (2009). It Seems to Matters Not Whether it is Partitive or Quotitive Division When Solving One Step Division Problems. In R. Hunter, B. Bicknell & T. Burgess, Crossing divides: Proceedings of the 32nd annual conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia (Vol. 1, pp. 161–168). Palmerston North, NZ: MERGA.

Fávero, M. H., & Neves, R. S. P. (2012). A divisão e os racionais: Revisão bibliográfica e análise. Zetetiké, 20(37), 33–67. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v20i37.8646635

Fennema, E., & Franke, M. L. (1992). Teachers’ knowledge and its impact. In D. A. Grouws (Ed.), Handbook of research on mathematics teaching and learning: A project of the National Council of Teachers of Mathematics (pp. 147–164). New York: National Council of Teachers of Mathematics.

Fischbein, E., Deri, M., Nello, M. S., & Marino, M. S. (1985). The role of implicit models in solving verbal problems in multiplication and division. Journal for Reaserch in Mathematics Education, 16(1), 3–17. DOI: https://doi.org/10.5951/jresematheduc.16.1.0003

Fosnot, C. T., & Dolk, M. (2001). Young mathematics at work: Constructing multiplication and division. Portsmouth, NH: Heinemann.

Golden, G., & Shteingold, N. (2001). Systems of representation and the development of mathematical concepts. In A. A. Cuoco & F. R. Curcio, The role of representation in school mathematics (pp. 1–23). Boston, Virginia: NCTM.

Gómez, P., & Cañadas, M. C. (2016). Dificultades de los profesores de matemáticas en formación en el aprendizaje del análisis fenomenológico. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 19(3), 311–334. DOI: https://doi.org/10.12802/relime.13.1933

Hiebert, J., & Grouws, D. (2007). The effects of classroom mathematics teaching on students’ learning. In F. Lester (Ed.), Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning (pp. 371–404). New York: Information Age Publishing.

Jakobsen, A., Ribeiro, M., & Mellone, M. (2014). Norwegian prospective teachers’ MKT when interpreting pupils’ productions on a fraction task. Nordic Studies in Mathematics Education, 19, 135–150.

Lautert, S. L., Oliveira, D. C. A.., & Correa, J. (2017). Compreensão de crianças sobre relações inversas sem explicitação numérica. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 69(1), 73–89.

Lesser, L. M., & Tchoshanov, M. A. (2005). The effect of representation and representational sequence on students’ understanding. In G. M. Lloyd, M. Wilson, J. L. M. Wilkins & S. L. Behm, Proceedings of the 27th annual meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (pp. 813–819). Roanoke, Virginia: Virginia Tech.

Mason, J., Stephens, M., & Watson, A. (2009). Appreciating Mathematical Structure for All. Mathematics Education Research Journal, 21(2), 10–32. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03217543

Ribeiro, M. (2011a). A importância do conhecimento do conteúdo matemático na prática letiva de uma professora: Discutindo um modelo de análise. Zetetiké, 19(35), 71–102. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v19i35.8646646

Ribeiro, M. (2011b). Abordagem aos números decimais e suas operações: A importância de uma “eficaz navegação” entre representações. Educação e Pesquisa, 37(2), 407–422.

Ribeiro, M., & Amaral, R. (2015). Early years’ prospective teachers’ specialized knowledge on problem posing. Proceedings of 39th Psychology of Mathematics Education Conference, 4, 81–88. Hobart, Australia: Beswick, K., Muir, T. & Wells, J.

Ribeiro, M., Carrillo, J., & Monteiro, R. (2012). Cognições e tipo de comunicação do Professor de matemática. Exemplificação de um modelo de análise num episódio dividido. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, 15(1), 93–121.

Ribeiro, M, Almeida, A. R., & Mellone, M. (2019). Desenvolvendo as especificidades do conhecimento interpretativo do professor e tarefas para a formação. In V. Giraldo, J. Viola, & H. R. Elias, Problematizações sobre a Formação Matemática na Licenciatura em Matemática [s.l.]. SBEM. No prelo.

Ribeiro, M, Policastro, M., Mamoré, J., & Di Bernardo, R. (2018). Conhecimento Especializado do professor que ensina Matemática para atribuir sentido à divisão e ao algoritmo. Educação Matemática em Revista – RS, 1(19), 152–167.

Rizvi, N. F. (2007). Prospective teachers’ knowledge: Concept of division. International Education Journal, 8(2), 377–392.

Robinson, K. M., & LeFevre, J.-A. (2012). The inverse relation between multiplication and division: Concepts, procedures, and a cognitive framework. Educational Studies in Mathematics, 79(3), 409–428. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-011-9330-5

Rowland, T., Huckstep, P., & Thwaites, A. (2005). Elementary teachers’ mathematics subject knowledge: The knowledge quartet and the case of Naomi. Journal of Mathematics Teacher Education, 8(3), 255–281. DOI: https://doi.org/10.1007/s10857-005-0853-5

Simon, M. A. (1993). Prospective Elementary Teachers’ Knowledge of Division. Journal for Research in Mathematics Education, 24(3), 233–254. DOI: https://doi.org/10.5951/jresematheduc.24.3.0233

Skemp, R. R. (1989). Mathematics in the primary school. London: Routledge Falmer.

Squire, S., & Bryant, P. (2002). From sharing to dividing: Young children’s understanding of division. Developemental Science, 5(4), 452–466. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-7687.00240

Timmerman, M. A. (2014). Making Connections: Elementary Teachers’ Construction of Division Word Problems and Representations. School Science and Mathematics, 114(3), 114–124. DOI: https://doi.org/10.1111/ssm.12059

Young-Loveridge, J., & Bicknell, B. (2018). Making connections using multiplication and division contexts. In V. Kinnear, T. Muir & M. Y. Lai (Orgs.), Forging Connections in Early Mathematics Teaching and Learning, Early Mathematics Learning and Development, (pp. 259–272). Brisbane, Autralia: Lyn D. English.

Young-Loveridge, J. M. (2001). Helping children move beyond counting to part-whole strategies. Teachers and Curriculum, 5, 72–78.

Zakaryan, D., & Ribeiro, M. (2018). Mathematics teachers’ specialized knowledge: A secondary teacher’s knowledge of rational numbers. Research in Mathematics Education, 21(3), 1–19. DOI: https://doi.org/10.1080/14794802.2018.1525422

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.