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Conhecimento especializado do professor que ensina matemática relativo ao tópico de divisão
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Palavras-chave

MTSK
Divisão
Educação infantil e anos iniciais
Formação de professores

Como Citar

POLICASTROS, Milena Soldá; RIBEIRO, Miguel. Conhecimento especializado do professor que ensina matemática relativo ao tópico de divisão. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021020, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661906. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661906. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Assumindo que o conhecimento do professor exerce um papel crucial em sua prática e nas aprendizagens dos alunos e por ser a divisão um dos tópicos mais problemáticos para professores e para alunos, focamos nossa atenção no conteúdo do Conhecimento Especializado, revelado em um curso de especialização relativamente a este tópico, por professores que atuam desde a Educação Infantil. O material coletado das interações dos professores, ao discutirem uma tarefa para a formação, foi analisado segundo a lente do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge, com intuito de caracterizar o conteúdo do Conhecimento Especializado do professor no tópico de divisão. Dessa análise, emergiram descritores do Conhecimento Especializado do professor de e que ensina matemática relacionado a conceitos, procedimentos, propriedades, fundamentos e sistemas representacionais no âmbito da divisão, contribuindo para que, nos contextos formativos, sejam intencionalmente implementados instrumentos eficazes para desenvolver tal conhecimento.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661906
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