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Abandono do ensino de geometria e a matemática moderna
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Palavras-chave

História da geometria escolar
Ensino secundário
Geometria das transformações
Geometria dedutiva

Como Citar

LEME DA SILVA, Maria Célia. Abandono do ensino de geometria e a matemática moderna: uma revisão histórica. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022030, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8665149. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8665149. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a expansão do campo da HEM e alguns resultados de pesquisas desenvolvidas durante o século XXI sobre o ensino de geometria e o MMM, articuladamente, de modo a problematizar a representação construída no século XX. A representação de que o abandono do ensino de geometria seja uma das consequências do MMM pode ser revisada, a partir de novos aportes teóricos-metodológicos e fontes de pesquisa. Uma releitura indica a necessidade de rever o abandono, identificando um arrefecimento da geometria dedutiva, questionada nos anos 1950. As apropriações foram múltiplas, com destaque para propostas que buscaram uma abordagem mais didática e compreensiva. Argumentamos e defendemos com resultados de pesquisas que tal representação não é mais pertinente considerando os novos aportes da HEM. Entender a complexidade da trajetória do ensino da geometria no período do MMM, por aportes historiográficos, certamente nos permitirá uma reconsideração à representação de abandono da geometria.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8665149
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