Banner Portal
A reforma universitária e o Departamento de Matemática da UFMG (1969-1977)
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Reforma universitária
História da educação matemática
Capacitação docente
Departamento de matemática da UFMG
Pós-graduação em matemática

Como Citar

GOMES, Maria Laura Magalhães; FERREIRA, Maria Cristina Costa; RODRIGUES, Helder Cândido. A reforma universitária e o Departamento de Matemática da UFMG (1969-1977). Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021027, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8665754. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8665754. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo aborda a trajetória do Departamento de Matemática da UFMG em seus primeiros anos após a reforma universitária de 1968. Apresenta-se inicialmente um panorama histórico dessa universidade antes da reforma, com destaque para os antecedentes do referido Departamento. Com base em documentos institucionais e em entrevistas de antigos professores, objetivou-se investigar, nos momentos depois da reforma, três aspectos específicos e inter-relacionados essenciais à modernização universitária: a capacitação docente, o regime de trabalho e a implantação da pós-graduação em Matemática. O mestrado em Matemática na UFMG, implantado em 1971, resultou de esforços de várias pessoas e possibilitou a capacitação dos docentes do Departamento na própria UFMG. Ficou evidente a vinculação entre a estruturação departamental e a pós-graduação, cujo sucesso resultou de políticas internas do Departamento que estimularam a capacitação dos professores pela realização do mestrado em Matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8665754
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Alberti, V. (2006). Fontes Orais: Histórias dentro da História. In C. B. Pinsky (org.), Fontes Históricas (pp. 155-202). São Paulo: Contexto.

Alves, M. F. & Oliveira, J. F. (2014). Pós-Graduação no Brasil: do regime militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 30 (2), 351-376. https://doi.org/10.21573/vol30n22014.53680.

Bacellar, C. (2010). Uso e mau uso dos arquivos. In C. B. Pinsky (Org.), Fontes históricas (pp. 23-79). São Paulo: Contexto.

Brasil (1968). Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União.

Collares, M. I. (1989). Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais: a trajetória de uma escola de ensino médio no contexto universitário. Dissertação de Mestrado em Educação. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

Cunha, L. A. (2007). A universidade reformanda: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. São Paulo: Editora Unesp.

Cunha, L. A. (2003). Ensino superior e universidade no Brasil. In E. M. Lopes, L. M. Faria Filho, & C. G. Veiga (Orgs.), 500 anos de Educação no Brasil (pp. 151-204). 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais (1954). Anuário da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais: 1939-1953. Belo Horizonte: Gráfica Santa Maria.

Garnica, A. V. M. (2010). Registrar oralidades, analisar narrativas: sobre pressupostos da História Oral em Educação Matemática. Ciências Humanas e Sociais em Revista, 32, 20-35. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/134443.

Leão, A. V. (2002). Magalhães Gomes, físico e humanista. Scripta, 6(11), 203-207. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12460. Acesso em 16 nov. 2021.

Lüdke, M. (2005). Influências cruzadas na constituição e na expansão do sistema de pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 30, 117-123. https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000300009.

Mendonça, A. W. P. C. (2000). A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 14, 131-151. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a08.pdf.

Motta, R. P. S. (2014). As universidades e o regime militar: cultura brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar.

Oliveira, J. V. & Faria Filho, L. M. (2019). Educação e modernização: a UFMG na trajetória de um projeto modernizante (1968-1974). Revista Contemporânea de Educação, 14 (29), 193-207. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/18426.

Portelli, A. (2010). Ensaios de história oral. São Paulo: Letra e Voz.

Portelli, A. (2016). História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz.

Resende, M. E. L., & Neves, L. A. (1998). Universidade Federal de Minas Gerais: memórias de reitores (1961-1990). Belo Horizonte: Editora UFMG.

Saviani, D. (2008). O legado educacional do regime militar. Cadernos Cedes, 28 (76), https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300002.

Silva, W. L. (2012). Espelho de palavras: escrita de si, autoetnografia e ego-história. In Avelar, A. S. & Schmidt, B. B. (Orgs.), Grafia da vida: reflexões e experiências com a escrita biográfica (pp. 39-61). São Paulo: Letra e Voz.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Departamento de Matemática. Instituto de Ciências Exatas (ICEx). (1973). Livro de atas de reuniões da Câmara Departamental. UFMG: Belo Horizonte.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Departamento de Matemática. Instituto de Ciências Exatas (ICEx). (1977). Livro de atas de reuniões da Câmara Departamental. UFMG: Belo Horizonte.

Veiga, L., Albano, M. C. P., Somarriba, M. M. G., & Barbosa, M. L. de O. (1987). UFMG: trajetória de um projeto modernizante. Revista do Departamento de História, 5, 5-40.

Vieira, E. P. A. (2016). A regulamentação do trabalho docente superior posta na reorganização do ensino superior nos anos de 1960. Imagens da Educação, 6 (1), 59-67. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i1.26871291-312.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.