Resumo
A tese, intitulada “Insubordinação Criativa, Auto(trans)formação e Conexões Matemáticas: engendrando saberes na autoformação de professores portugueses”, foi defendida em fevereiro de 2020, como resultado da investigação para a obtenção do título de doutora de Daniella Assemany da Guia. Essa pesquisa investigou professores de matemática em Portugal, uma vez que a autora cursou seu doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O estudo adotou uma perspectiva reflexiva e dialógica, em jeito e contexto díspares do convencional.
Referências
D'Ambrosio, B. (2015). A subversão responsável na constituição do educador matemático. Anais do 16º. Encuentro Colombiano de Matemática Educativa. Bogotá, Colômbia.
D'Ambrosio, B., & Lopes, C. (2015a). Práticas pedagógicas insubordinadas criativamente. In: B. D'Ambrosio & C. E. Lopes (Orgs.), Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos (pp. 13-20). Campinas: Mercado de Letras.
D’Ambrosio, B., & Lopes, C. (2015b). Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, 29(51), 1-17.
Garnica, V. Insubordinar-se criativamente: inícios, continuidades e (re)inicíos. In: B. D'Ambrosio & C. Lopes (Orgs.), Trajetórias de educadoras matemáticas (pp. 17-22). Campinas: Mercado de Letras.
Lopes, C., & Grando, R. (2022). Subversão Responsável e Formação de Professores. Campinas, SP: Mercado de Letras.
Lopes, C., & Grando, R. (2023). Práticas Formativas em Educação Matemática em Diálogos com a Insubordinação Criativa. Campinas, SP: Mercado de Letras.
Wagner, G., Silva, C. M. R. B., Lubavem, E., Silva, G, S. , Jacomelli-Alves, K. Z., Grando, R. C., & Buehring, R. S. (2023). Articulações entre a pesquisa narrativa (auto)biográfica e as insubordinações criativas: um feliz encontro. RECEM – Revista Catarinense de Educação Matemática, 2 (1), 1-22.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Zetetiké