Banner Portal
A disciplina Análise Real e o futuro professor de Matemática
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Educação matemática
Análise Real
Formação de professores de matemática

Como Citar

CAMARGO, Ligia Bittencourt Ferraz de; TARRAN, Marisa Martinez; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores; POLEGATTI, Geraldo Aparecido. A disciplina Análise Real e o futuro professor de Matemática: um repensar. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8667533. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667533. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O objetivo desse artigo é promover uma discussão a respeito da disciplina Análise Real com vistas a entender por que essa disciplina tem sua permanência em cursos de licenciatura em Matemática, considerando sua utilização na Educação Básica, e ao mesmo tempo é tão criticada por seu rigor e formalidade. Para atingir esse objetivo, trazemos um levantamento dessa disciplina em cursos de licenciatura em Matemática no Brasil, perspectivas de trabalhos nacionais e internacionais a respeito do tema, situações relacionadas ao Ensino Fundamental e Médio que justificariam discussões em salas de aula de análise, bem como um olhar para essa disciplina com base no Conhecimento do Conteúdo no Horizonte (HCK) e no Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK), pertencentes ao quadro teórico do Conhecimento Matemático para o Ensino de Deborah Ball e colaboradores. Como resultado elencamos algumas justificativas para a permanência dessa disciplina em currículos de licenciatura em Matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8667533
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Almouloud, S., Silva, M. J. F., Miguel, M. I. R., & Fusco, C. A. S. (2008). Formação de professores de Matemática e apreensão significativa de problemas envolvendo provas e demonstrações. EMP, 10(2), 217-246. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1744/1135

Ávila, G. S. (2011). Análise Matemática para licenciatura. São Paulo: Edgard Blücher.

Bacha, M. L., & Saito, F. (2014). Peirce e Cantor: um estudo preliminar sobre continuidade e infinitesimais. RBHM, 14(28), 1-23. https://doi.org/10.47976/RBHM2014v14n2801-23

Ball, D. L. (1993). With an Eye on the Mathematical Horizon: Dilemas of Teaching Elementary School Mathematics. The Elementary School Journal, 93(4), 373-397. https://www.journals.uchicago.edu/doi/pdf/10.1086/461730

Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407. https://doi.org/10.1177%2F0022487108324554

Ball, D. L., & Bass, H. (2009). With an Eye on the Mathematical Horizon: Knowing Mathematics for Teaching to Learners´ Mathematical Futures. Anais do Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik, n.43, (pp. 1-12). Oldenburg. https://static1.squarespace.com/static/577fc4e2440243084a67dc49/t/579a39cebe65945c23e8b8cf/1469725134888/EyeOnMathHorizon.pdf

Broetto, G. C., & Santos-Wagner, V. M. P. (2019). O ensino de números irracionais na Educação Básica e na Licenciatura em Matemática: um círculo vicioso está em curso? Bolema, 33(64), 728-747. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a14

Chavante, E. R. (2015). Convergências: Matemática, 7º ano: anos finais: Ensino Fundamental. (Manual do Professor). São Paulo: Edições SM.

D’Amore, B. (2011). Matemática, estupefação e poesia. São Paulo: Livraria da Física.

Dysman, A. M., & Dysman, F.C. (2021). Análise Real na Licenciatura: do Pensamento Abissal à Ecologia de Saberes. International Journal of Research in Mathematics Education – RIPEM, 11(2), 336-359. https://doi.org/10.37001/ripem.v11i2.2558

Elias, H. R. (2017). Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino do Corpo dos Números Racionais na formação de professores de Matemática. Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Londrina: Universidade Estadual de Londrina. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000213550

Elias, H. R., Gereti, L. C. V., & Savioli, A. M. P. D. (2015). “Que horror! Uma coisinha tão Simples”: Um Estudo sobre a Produção de Significados para Questões Matemáticas. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, (pp. 1-14). https://www.researchgate.net/publication/284442925.

Fernández, S., & Figueiras, L. (2014). Horizon Content Knowledge: Shaping MKT for a Continuous Mathematical Education. REDIMAT, 3(1), 7-29. https://hipatiapress.com/hpjournals/index.php/redimat/article/view/640/pdf

Gomes, D. O. (2013). A Disciplina de Análise Segundo Licenciandos e Professores de Matemática da Educação Básica. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91056

Gomes, D. O., Otero-Garcia, S. C., Silva, L. D., & Baroni, R. L. S. (2015). Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática. Bolema, 29(53), 1242-1267. https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n53a22

Gonçalves, K. V., & Fiorentini, D. (2023). Origens e apropriação cultural do Lesson Study: contribuições à aprendizagem do professor que ensina Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 12(29), 226-249. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.226-249

Jakobsen, A., Thames, M. H., Ribeiro, C. M., & Delaney, S. (2012). Using Practice to Define and Distinguish Horizon Content Knowledge. Anais do international Congress on Mathematical Education, (pp. 4635-4644). Seul. https://www.researchgate.net/publication/258960150.

Klein, F. (1932). Elementary mathematics from an advanced standpoint. Londres: Macmillian and Co. Ltd..

Lima, E. L. (2007). Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: Editora da SBM.

Lima, E. L., Carvalho, P. C. P., Wagner, E., & Morgado, A. C. (2006). A Matemática do Ensino Médio. Volume 1. Rio de Janeiro: Editora da SBM.

Marcelo-García, C. (2009). A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, 1(1), 109-131. https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8

Martines, P. T. (2012). O papel da disciplina de Análise segundo professores e coordenadores. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91033

Morais Filho, D. C. (2016). Um convite à Matemática com técnicas de demonstração e notas históricas. Rio de Janeiro: Editora da SBM.

Moreira, P. C., & David, M. M. M. S. (2005). A Formação Matemática do Professor: Licenciatura e Prática Docente. Belo Horizonte: Autêntica.

Moreira, P.C., Cury, H. N., & Vianna, C. R. (2005). Por que análise real na licenciatura? Zetetiké, 13(23), 11-42. https://doi.org/10.20396/zet.v13i23.8646978

Moreira, P.C., & Vianna, C. R. (2016). Por Que Análise Real na Licenciatura? Um Paralelo entre as Visões de Educadores Matemáticos e de Matemáticos. Bolema, 30(55), 515-534. https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n55a11

Niven, I. (1984). Números: racionais e irracionais. Coleção Fundamentos da Matemática Elementar. Rio de Janeiro: SBM.

Penteado, C. B. (2004). Concepções do professor do Ensino Médio relativas à densidade do conjunto dos números reais e suas reações frente a procedimento para a abordagem dessa propriedade. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11180

Roque, T. (2015). História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar.

Schulman, L. (1986). Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14. https://www.jstor.org/stable/1175860

Severino, A. J. (2007). Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, Cortez.

Silva, E. S., Andrade, F. C., & Santos, J. A. (2018). Explorando Uma Lista De Transmissão Para Refletir Sobre O Conhecimento Matemático Para o Ensino de Análise Combinatória. REVEMAT. 13(2), 210-227. http:// doi.org/105007/1981-1322.2018v13n2p210

Souza, A. C. C., Perez, G., Bicudo, I., Bicudo, M. A. V., Silva, M. G. P., Baldino, R. R., & Cabral, T. C. B. (1991). Diretrizes para a Licenciatura em Matemática. Bolema, 6(7), 90-99. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10712

Wasserman, N. H., Fukawa-Connelly, T., Villanueva, M., Mejia-Ramos, J. P., & Weber, K. (2017). Making real analysis relevant to secondary teachers: Building up from and stepping down to practice. PRIMUS, 559–578. https://doi.org/10.1080/10511970.2016.1225874

Wasserman, N.H., Weber, K., Fukawa-Connelly T., & Mcguffey, W. (2019). Designing advanced mathematics courses to influence secondary teaching: fostering mathematics teachers’ “attention to scope”. Journal of Mathematics Teacher Education. 1-21. https://doi.org/10.1007/s10857-019-09431-6

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.