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Relações de gênero, docência e Matemática
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Palavras-chave

Gênero
Educação matemática
Formação docente
Ensino superior

Como Citar

VALE, Kaio Trindade Mineiro; BATISTA, Cássia. Relações de gênero, docência e Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023023, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8667774. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667774. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

A Matemática é uma área marcada pela rigidez na Educação Matemática, enquanto campo do conhecimento. No bojo de uma sociedade patriarcal e machista, naturalizações como a de uma suposta superioridade masculina, resultam no enquadramento dos papéis tradicionalmente ligados ao feminino e ao masculino e na invisibilidade de corpos dissidentes da cis-hétero-normatividade, frente ao conhecimento e a competência matemática. A partir de conceitos como discurso, reconhecimento, enquadramento, dentre outros, pretendemos pensar quais corpos pesam no campo educativo matemático, de que maneiras eles são reconhecidos e as relações de poder que contribuem para que esses movimentos continuem a prosperar. Para isso, apresentamos algumas cenas destacadas na transcrição dos diálogos estabelecidos em um grupo focal, oriundas do recorte de uma pesquisa que buscou compreender como se dão as relações de gênero na formação de professoras de matemática. As cenas aqui apresentadas, nos instrumentalizam ao reconhecimento de que os corpos-cis-homens pesam mais nesse espaço.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8667774
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