Resumo
Este artigo é parte da dissertação de mestrado e objetiva analisar os conteúdos do Programa Gestar I constituídos pelo Guia Geral, Cadernos de Psicopedagogia, Teoria e Prática (TP) e Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA), destinados à formação continuada de professores dos Anos Iniciais, no período de 2001 a 2004, com ênfase na disciplina de Matemática, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A abordagem metodológica centra-se na vertente Histórico-Cultural e apontam vestígios das práticas do Programa que se baseiam nas habilidades e competências orientadas pelo Parâmetro Curricular Nacional de Matemática, entoando ações intrínsecas da disciplina desfazendo-se de práticas de memorização, utilizando a linguagem matemática, símbolos e representações que se unem ao pensamento da construção da aprendizagem com ênfase na prática social do aluno, uso de recursos didáticos e estratégias significativas organizadas pelo professor que possam ser apropriadas pelos alunos.
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Ministério da Educação (MEC). Caderno Atividade de Apoio à Aprendizagem 1: Número Natural: conceito e representação. Brasília, 2007.
Ministério da Educação (MEC). Caderno Atividade de Apoio à Aprendizagem 2: Operações com Números Naturais. Brasília, 2007.
Ministério da Educação (MEC). Caderno Atividade de Apoio à Aprendizagem 3: Medidas e Grandezas. Brasília, 2007.
Ministério da Educação (MEC). Caderno Atividade de Apoio à Aprendizagem 4: Geometria I. Brasília, 2007.
Ministério da Educação (MEC). Caderno Atividade de Apoio à Aprendizagem 5: Número Racional: conceito e representação. Brasília, 2007.
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