Apresentação

História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores

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DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8670109

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

O tema deste Dossiê enseja uma multiplicidade de abordagens. No entanto, recebidas as propostas, avaliados os textos, sempre no sistema duplo cego, e aprovado um conjunto de quinze artigos, é interessante notar a presença de uma tendência dominante no tratamento dos estudos atuais sobre história da educação matemática. Eles concentram atenção nos saberes envolvidos no ensino de matemática e na formação de professores. Por certo, estudos da área, que têm a matemática como foco, não são novidade; trata-se, ao contrário, de algo óbvio. No entanto, de poucos anos a esta data, o tratamento da matemática ligada às lides escolares vem sofrendo uma modificação fundamental, de âmbito epistemológico. Não mais se considera a matemática transmitida pela escola vinda do campo disciplinar matemático, nem sendo a escola lugar de passividade, divulgando o que lhe é externo, os saberes que são elaborados fora dela. As pesquisas relativas à história da educação matemática vêm mostrando que há uma matemática própria a cada tempo escolar ligada ao ensino e à formação de professores, reafirmando o papel criativo do meio escolar.

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Biografia do Autor

Denise Medina França, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Associado Livre Docente do Departamento de Educação   da   Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

MEDINA FRANÇA, D.; SIMÕES COSTA DOS SANTOS, E.; RODRIGUES VALENTE, W. Apresentação: História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022016, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8670109. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8670109. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático