Banner Portal
Apresentação
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Apresentação

Como Citar

MEDINA FRANÇA, Denise; SANTOS, Edilene Simões Costa dos; VALENTE, Wagner Rodrigues. Apresentação: história do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022016, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8670109. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8670109. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

O tema deste Dossiê enseja uma multiplicidade de abordagens. No entanto, recebidas as propostas, avaliados os textos, sempre no sistema duplo cego, e aprovado um conjunto de quinze artigos, é interessante notar a presença de uma tendência dominante no tratamento dos estudos atuais sobre história da educação matemática. Eles concentram atenção nos saberes envolvidos no ensino de matemática e na formação de professores. Por certo, estudos da área, que têm a matemática como foco, não são novidade; trata-se, ao contrário, de algo óbvio. No entanto, de poucos anos a esta data, o tratamento da matemática ligada às lides escolares vem sofrendo uma modificação fundamental, de âmbito epistemológico. Não mais se considera a matemática transmitida pela escola vinda do campo disciplinar matemático, nem sendo a escola lugar de passividade, divulgando o que lhe é externo, os saberes que são elaborados fora dela. As pesquisas relativas à história da educação matemática vêm mostrando que há uma matemática própria a cada tempo escolar ligada ao ensino e à formação de professores, reafirmando o papel criativo do meio escolar.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8670109
PORTUGUÊS

Referências

Almeida, L. I. M. V. de, & Santos, E. . V. (2022). O currículo de matemática do programa gestão da aprendizagem escolar. Zetetike, 30(00), e022006. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667894

Barbaresco, C. S., & Costa, D. A. da. (2022). Uma morfologia curricular da aritmética a ensinar nas escolas de aprendizes artífices. Zetetike, 30(00), e022005. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667630

Candeias, R. P. C. B. B., Monteiro, M. C. S. de M., & Almeida, M. C. R. C. de. (2022). Os números racionais no ensino primário em Portugal (1930-1974). Zetetike, 30(00), e022011. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667892

Costa, R. R. da, & Bezerra, F. A. de A. (2022). Os saberes matemáticos na formação do professor leigo: o currículo do projeto LOGOS II. Zetetike, 30(00), e022002. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667881

Farias, K. S. C. dos S. (2022). Compêndios de aritmética escolar no corpus teórico das ciências da educação. Zetetike, 30(00), e022007. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667859

Franca, D. M., & Santos, E. S. C. dos. (2022). Blocos lógicos em tempos do Movimento da Matemática Moderna (1960-1980). Zetetike, 30(00), e022008. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667882

Maciel, V. B. (2022). Caracterização de uma "tabuada para ensinar". Zetetike, 30(00), e022001. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667600.

Menezes, A. M. de, & Morais, M. B. de. (2022). Formação docente e ensino de matemática: uma história do curso de Pedagogia da FE/UERN. Zetetike, 30(00), e022010. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667891

Mesquita, H. F., & Siqueira Filho, M. G. (2022). A rubrica Álgebra na prescrição de normativas oficiais do ensino primário capixaba (1854 – 1927). Zetetike, 30(00), e022015. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667877

Peralta, D. A. (2022). Nísia Floresta: uma voz por reconhecimento das mulheres na história do currículo. Zetetike, 30(00), e022013. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667895

Pereira, L. H. F., Matté, L. G. F., & Prado, P. do. (2022). A Matemática na Formação da Professora Primária na Escola Complementar de Passo Fundo – RS. Zetetike, 30(00), e022009. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667872

Santos, T. S. A. dos, & Araújo, M. de L. H. S. (2022). Relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática das IES baianas. Zetetike, 30(00), e022012. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667622

Silva, M. C. L. da. (2022). Geometria escolar nos anos iniciais: uma história de movimentos em parceria com o desenho. Zetetike, 30(00), e022004. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667515

Valente, W. R., & Metz, L. I. (2022). Bastidores da elaboração dos PCN: os experts e a produção curricular. Zetetike, 30(00), e022003. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667446

Vilela, M. L., & Fernandes, F. S. (2022). Os Currículos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado (1971 – 1987). Zetetike, 30(00),

e022014. https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667618

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.