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Criatividade e pensamento criativo
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Palavras-chave

Criatividade
Videoaula estudantil
Modelo de pensamento criativo
Matemática

Como Citar

PERAÇA, Maria da Graça; MONTOITO, Rafael. Criatividade e pensamento criativo: um estudo prático sobre os modelos de Wallas e Hadamard. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8671675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8671675. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar definições e conceitos sobre criatividade e verificar a possível ocorrência das quatro fases (preparação, incubação, iluminação e verificação) do processo criativo, descritas nos modelos de Wallas e Hadamard, durante uma atividade de produção de videoaulas estudantis realizada em duas turmas de alunos do ensino médio integrado do IFSul, campus Pelotas. Para coleta e análise de dados, foram utilizados portifólios digitais como acompanhamento das atividades e questionário com questões abertas para investigação da possível ocorrências das fases. Como conclusão, pôde-se constatar a ocorrência dessas quatro fases, o que destaca que a criatividade é uma qualidade que todos os indivíduos possuem, em maior ou menor grau, e que pode ser desenvolvida (incentivada) à medida que se propicie conhecimento e ambiente que contribuam para seu progresso.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671675
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