Banner Portal
Criatividade e pensamento criativo
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Criatividade
Videoaula estudantil
Modelo de pensamento criativo
Matemática

Como Citar

PERAÇA, M. da G.; MONTOITO, R. Criatividade e pensamento criativo: um estudo prático sobre os modelos de Wallas e Hadamard. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8671675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8671675. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar definições e conceitos sobre criatividade e verificar a possível ocorrência das quatro fases (preparação, incubação, iluminação e verificação) do processo criativo, descritas nos modelos de Wallas e Hadamard, durante uma atividade de produção de videoaulas estudantis realizada em duas turmas de alunos do ensino médio integrado do IFSul, campus Pelotas. Para coleta e análise de dados, foram utilizados portifólios digitais como acompanhamento das atividades e questionário com questões abertas para investigação da possível ocorrências das fases. Como conclusão, pôde-se constatar a ocorrência dessas quatro fases, o que destaca que a criatividade é uma qualidade que todos os indivíduos possuem, em maior ou menor grau, e que pode ser desenvolvida (incentivada) à medida que se propicie conhecimento e ambiente que contribuam para seu progresso.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671675
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Alencar, E. S. de, & Fleith, D. de S. (2003). Criatividade: Múltiplas perspectivas (3o ed). Editora Universidade de Brasília.

Bucho, J. L. C. (2016). Relação entre Ying-Yang e a criatividade. Psicologia.pt - O Portal dos periódicos. (pp. 1-12). Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0971.pdf

Damiani, M. F., Rochefort, R. S., Castro, R. F. de, Dariz, M. R., & Pinheiro, S. N. S. (2013). Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação (UFPel), 45, 57–67. https://doi.org/10.15210/CADUC.V0I45.3822

Eagleman, D., & Brandt, A. (2020). Como o cérebro cria: O poder da criatividade humana para transformar o mundo. Intrínseca.

Faria, A. C., Perneta, A. F., Teixeira, C. M., & Félix, F. F. (2018). A complexidade da criatividade. In M. Pocinho & S. Garcês (Orgs.), Psicologia da criatividade (pp. 20-46). Funchal: Universidade da Madeira.

Furtado, C. (2021). Gênio Louco? Criatividade, Genialidade e Loucura -. MELKBERG. Retirado em novembro de 2021 de: https://melkberg.com/2021/02/05/genio-louco-criatividade-genialidade-e-loucura/

Gardner, H. (1996). Mentes que criam (1o ed). Artmed.

Gontijo, C. H., Carvalho, A. T. de, Fonseca, M. G., & Farias, M. P. de. (2019). Criatividade em matemática: Conceitos, metodologias e avaliação. Em Portal de Livros da UnB. Editora Universidade de Brasília. https://doi.org/10.26512/9788523010195

Hadamard, J. (2009). Psicologia da invenção matemática. Contraponto.

Haetinger, M. G., & Arantes, A. C. (2008). Criatividade e sua importância para a educação. IESDE Brasil S.A.

Lubart, T. (2007). Psicologia da criatividade. Artmed.

Oliveira, Z. M. F. de, & Alencar, E. M. L. S. de. (2008). A criatividade faz a diferença na escola: O professor criativo e o ambiente facilitador da criatividade. Revista Contrapontos, 8(2), 295-306. https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/954/810

Pereira, J., Proença, K., & Alves, L. (2022). Professores, conhecem os 10 passos para produzir vídeos com os alunos? Editora Rubra Cinematográfica.

Wechsler, S. M., & Nakano, T. de C. (2020). Dimensões da criatividade segundo Paul Torrance. In M. Pereira & D. Fleith (Orgs.), Teorias da criatividade (pp. 15-46). Campinas: Alínea.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.