Banner Portal
Aprendizagem criativa na educação matemática
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Aprendizagem criativa
Educação matemática
Letramento financeiro

Como Citar

LIMA, Jeferson Moizés; SANTOS, Luciane Mulazani dos. Aprendizagem criativa na educação matemática: um meio para promover o letramento financeiro. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023016, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8671806. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8671806. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo será apresentado uma prática que foi desenvolvida como parte de uma pesquisa qualitativa em Educação Matemática e que vêm discutindo dificuldades dos alunos na solução de situações-problemas que envolvem conhecimentos financeiros. O objetivo da prática foi aplicar a espiral da aprendizagem criativa proposta por Resnick (2020) para a promoção do letramento financeiro, em um grupo de alunos do Ensino Médio. Os resultados apontam que a utilização da espiral da aprendizagem criativa pode despertar no aluno a capacidade de ser o sujeito de sua própria aprendizagem e responsável pela criação de produtos criativos, os quais são importantes na medida em que se convertem em impulsos para os processos de aprendizagem e desenvolvimento de atitudes favoráveis à criatividade.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671806
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Alro, H., & Skovsmose, O. (2021). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Autêntica Editora.

Amaral, A. L. S. N. D. (2011). A constituição da aprendizagem criativa no processo de desenvolvimento da subjetividade (Tese de doutorado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília.

Habowski, A. C., & Conte, E. (2018). O ócio criativo e a educação para o século XXI. ARTEFACTUM-Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, 16(1), 1-12.

Hofmann, R. M., & Moro, M. L. F. (2012). Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké, 20(2), 37-54. https://doi.org/10.20396/zet.v20i38.8646609

Keidann, G. L. (2013). Utilização de Mapas Mentais na inclusão digital. Comunicações Científicas Perspectivas Teórico-Metodológicas do II Encontro de Educomunicação da Região Sul, 1-15.

Pessoa, C. A. S., Muniz Jr. I., & Kistemann Jr., M. A. (2018). Cenários sobre educação financeira escolar: entrelaçamentos entre a pesquisa, o currículo e a sala de aula de Matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, 9 (1), 1-28. https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.236528

Resnick, M. (2020). Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Penso Editora.

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013) Metodologia de Pesquisa. Penso Editora.

Santos Souza, F., Vieira, T. V., & Junior, M. A. K. (2021). Uma investigação sobre as concepções de letramento financeiro de professores de Matemática em três cidades com o suporte do CHIC. Educação Matemática Pesquisa, 23(2), 016-046. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p016-046

Sena, F. D. L. D. (2017). Educação financeira e estatística: estudo de estruturas de letramento e pensamento (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Silva, A. M., & Powell, A. B. (2015). Educação Financeira na escola: A perspectiva da OCDE. Boletim Gepem, (66), 3-19. https://doi.org/10.4322/gepem.2015.024

Silva, A. R. M. G., Albuquerque, D. C. A. S., Marinho, R. M. D., de Carvalho, C. R. C., & Suares, M. P. (2021). Aprendizagem criativa: um estudo teórico sobre a criatividade na educação superior Creative learning: a theoretical study on creativity in higher education. Brazilian Journal of Development, 7(6), 61546-61556. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-499

Soares Muniz, L., & Mitjáns Martínez, A. (2015). A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, 41(4),1039-1054. https://doi.org/10.1590/s1517-97022015041888

Vaz, C. L. D., & Neri Júnior, E. D. P. (2020). O Lugar Da Aprendizagem Criativa: Uma Experiência Com A Matemática Mão Na Massa. REMATEC, 15, 137-155. http://dx.doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p137-155.id243

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.