Banner Portal
Formação de professores e criatividade
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Abstração reflexionante
Processo criativo
Ensino de matemática
COVID-19

Como Citar

MELLO, Jéssica Adriane de; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Formação de professores e criatividade: uma experiência com licenciandos de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023011, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8671862. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8671862. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este artigo aborda a investigação de processo criativo de um grupo de licenciandos em Matemática na elaboração de estratégias para o ensino. Buscando compreender como a criatividade pode favorecer a construção de saberes docentes, foram analisados planos e portfólios de quatro licenciandos que desenvolveram prática de ensino com estudantes de sextos e sétimos anos de um Colégio de Aplicação. A prática docente ocorreu no contexto da pandemia COVID-19. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa qualitativa e classificada como estudo de caso. O referencial teórico ancora-se em estudos na perspectiva construtivista. A prática vivenciada pelo grupo aponta para um processo criativo que está relacionado com o processo de abstração reflexionante de Piaget. O “ciclone da criação” proposto por Borges e Fagundes contribuiu para a análise de registros possibilitando concluir que o processo de criação evidenciado é contínuo e pode ser ampliado e aperfeiçoado.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671862
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Barros, J. D. S., Silva, M. F. P., & Vásquez, S. F. (2011). A prática docente mediada pelo estágio supervisionado. Atos de Pesquisa em Educação, 6(2), 510-520. Recuperado de https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1661.

Basso, M. V. A. (2003). Espaços de Aprendizagem em Rede: novas orientações na formação de Professores de Matemática. (Tese de doutorado em Informática na Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Becker, F. (2001). Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre, RS: Artmed.

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora.

Borba, M. C., Souto, D. L. P., & Canedo Jr, N. R. C. (2022). Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica.

Borges, K. S., & Fagundes, L. C. (2016). A teoria de Jean Piaget como princípio para o desenvolvimento das inovações. Educação, 39(2), 242-248. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.21804

Copetti, E. A. (2015). Laboratórios de prática de ensino e aprendizagem em matemática: o olhar dos docentes formadores (Trabalho de Conclusão – Licenciatura em Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Recuperado de http://hdl.handle.net/10183/128015.

Gontijo, C. H., & Fonseca, M. (2020). O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 3(3), 732-747. https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834

Gontijo, C. H. (2015). Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático. Educação e Matemática, 135, 16-20.

Josso, M. C. (2004). Experiência de Vida e Formação. São Paulo: Cortez.

Justo, J. S. (2001). Criatividade no mundo contemporâneo. In M. S. Vasconcelos (Org.), Criatividade: psicologia, educação e conhecimento do novo (pp. 59-78). São Paulo: Moderna.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

Machado, J. B. (2013). As experiências formadoras da docência: estudo das trajetórias formativas de professoras-cursistas do curso PEAD/UFRG. (Tese de doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Recuperado de http://hdl.handle.net/10183/72134.

Moreira, M. A (2003). Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos (Trabalho de revisão). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Recuperado de http://moreira.if.ufrgs.br/pesquisaemensino.pdf.

Moura, D. S. (2013). Laboratório de Prática Ensino e Aprendizagem: Uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de Matemática da UFRGS. (Trabalho de conclusão de Licenciatura em Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Retirado em 08 de dezembro, 2022, de http://hdl.handle.net/10183/88274.

Parrat-Dayan, S. (2001). Gênio e Criatividade. In M. S. Vasconcelos (Org.), Criatividade: psicologia, educação e conhecimento do novo (pp. 113-123). São Paulo: Moderna.

Piaget, J. (1972). Development and learning. In C. S. Lavattelly & F. Stendler (Orgs.), Reading in child behavior and development (P. F. Slomp, Trad.). New York: Hartcourt Brace Janovich.

Piaget, J. (1974). Adaptation vitale et psychologie de l'intelligence. Paris: Hermann.

Piaget, J. (1995). Abstração Reflexionante: Relações lógico aritméticas e ordem das relações espaciais (F. Becker & P. B. G. Silva, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas.

Piaget, J. (2001). Criatividade. In M. S. Vasconcelos (Org.), Criatividade: psicologia, educação e conhecimento do novo (pp. 11-20). São Paulo: Moderna.

Ponte, J. P., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2006). Investigação Matemática na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.