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Pensamento crítico e criativo em matemática
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Palavras-chave

Pensamento crítico e criativo em matemática
Avaliação do pensamento crítico e criativo em matemática
Rubricas de avaliação

Como Citar

FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules; CARVALHO, Alexandre Tolentino de. Pensamento crítico e criativo em matemática: rubricas avaliativas. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023005, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672149. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672149. Acesso em: 23 jun. 2024.

Resumo

Políticas curriculares têm evidenciado preocupação em desenvolver o pensamento crítico e criativo em matemática na Educação Básica. Todavia, muitas delas não contemplam aspectos relacionados a como acompanhar seu desenvolvimento junto aos estudantes; e a como verificar a potencialidade de materiais didáticos para tal. Esta investigação buscou estruturar duas matrizes avaliativas para o pensamento crítico e criativo em matemática. A primeira com vistas a auxiliar professores no acompanhamento do desenvolvimento de cada estudante; e a segunda com foco em auxiliar profissionais da educação. Adotou-se uma análise documental, metassíntese a partir de um conjunto de rubricas avaliativas sobre o tema. Com base em uma interpretação sistemática do teor destas rubricas, procedeu-se com a estruturação das duas matrizes que podem ser utilizadas como instrumentos pelos diferentes atores do cenário educacional.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672149
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