Banner Portal
Criatividade e o conhecimento matemático no Íon, de Platão
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Criatividade
Conhecimento matemático
Platão
História

Como Citar

BARBOSA, Gustavo. Criatividade e o conhecimento matemático no Íon, de Platão. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023008, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672174. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672174. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo histórico-filosófico é esclarecer a compreensão da criatividade segundo Platão, a quem é atribuída uma concepção associada à atividade poética e à inspiração divina. A principal fonte dessa noção é o diálogo Íon, em que o filósofo critica rapsodos e poetas, por não possuírem uma técnica. Entre algumas das técnicas apresentadas no Íon como contraste está a técnica aritmética, o que dirige a pesquisa à elucidação do que Platão entendia por técnica e amplia o elenco de diálogos consultados. A metodologia empregada configura-se como um hibridismo de diferentes tendências da Educação Matemática, como os estudos sobre criatividade, a história da matemática e a hermenêutica. A conclusão localiza a crítica de Platão à atividade poética no panorama do programa epistemológico de Platão, de modo a aprimorar sua interpretação.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672174
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Bicudo, I. (1998). Matemática: técnica ou ciência? Revista Hypnos, 4, 74-81. https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/298/314"h.

Cambiano, G. (1991). Platone e le tecniche. Editori Laterza.

Priberam. (s.d.). Criatividade. In Dicionário Priberam Online de Português. Recuperado em 07 de jan. de 2023 de https://dicionario.priberam.org/criatividade.

Euclides. (2009). Os Elementos (Irineu Bicudo, Trad. & Intr.). Editora UNESP.

Folscheid, D., & Wunenburguer, J.-J. (2006). Metodologia filosófica (Paulo Neves, Trad., 3a ed.). Martins Fontes.

Glăveanu, V. (2010). Paradigms in the study of creativity: Introducing the perspective of cultural psychology. New Ideas in Psychology, 28(1), 79-93.

Gontijo, C. H., Carvalho, A. T., Fonseca, M. G., & Farias, M. P. (2019). Criatividade em Matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Editora Universidade de Brasília.

Hösle, V. (2008). Interpretar Platão (Antonio Celiomar Pinto de Lima, Trad.). Loyola.

Jaeger, W. (2001). Paidéia: a formação do homem grego (4a ed.). Martins Fontes.

Krausz, L. S. (2007). As musas: poesia e divindade na Grécia Arcaica. Editora da Universidade de São Paulo.

Latin Dictionary (2012). Create. In Latin-English-Dictionary. Disponível em: https://www.online-latin-dictionary.com/latin-english-dictionary.php

Leikin, R., & Pitta-Pantazi, D. (2012). Creativity and mathematics education: the state of the art. ZDM Mathematics Education, 45(2), 159-166. https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-012-0459-1.

Lubart, T. (2007). Psicologia da criatividade [e-book] (Márcia Conceição Machado Moraes, Trad.). Artmed.

Mattéi. J.-F. (2010). Platão (Maria Leonor Loureiro, Trad.). Editora UNESP.

Mendes, I. A. (2013). Cognição e criatividade na investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática. ALEXANDRIA. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 6(1), 185-204.

Online Etymology Dictionary. (2002). Creativity. Disponível em: https://www.etymonline.com/.

Paviani, J. (2008). Platão e a Educação. Autêntica.

Platão. (2006). A República (Anna Lia Amaral de Almeida Prado, Trad.). Martins Fontes.

Platão. (2009). Mênon (Maura Iglésias, Trad.). Loyola.

Platão. (2011a). Íon (Cláudio Oliveira, Trad., Intr., & Notas). Autêntica.

Platão. (2011b). Timeu-Crítias (Rodolfo Lopes, Trad., Intr., & Notas). Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.

Platão. (2012). Filebo (Fernando Muniz, Trad.). Editora PUC-Rio; Loyola.

Platone. (2010). Tutti gli Scritti (Giovanni Reale, A cura di). Bompiani.

Prado, A. L. do A. de A. (2006). Normas para a transliteração de termos e textos em grego antigo. Clássica, 19(2). https://revista.classica.org.br/classica/article/view/123/113

Schäfer, C. (2012). Léxico de Platão (Milton Camargo Mota, Trad.). Loyola.

Schleiermacher, F. D. E. (2002). Introdução aos Diálogos de Platão (Georg Otto, Trad.). Editora UFMG.

Silva, P. G. N., Vertuan, R. E., & Boscarioli, C. (2022). Um olhar para a pesquisa sobre criatividade em periódicos nacionais voltados à Educação Matemática. ALEXANDRIA. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 15(2), 83-109. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/82923/51758.

Treccani. (s.d.). Joy Paul Guilford. In Enciclopedia Treccani. Recuperado em 08 de jan. de 2023 de https://www.treccani.it/enciclopedia/joy-paul-guilford.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.