Banner Portal
Criatividade matemática com histórias em quadrinhos no primeiro ano do ensino fundamental
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Literatura infantil
Ensino de matemática
Anos iniciais
Matemática criativa

Como Citar

ELERT, Cristiane Winkel; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Criatividade matemática com histórias em quadrinhos no primeiro ano do ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023018, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672190. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O ensino da Matemática de forma criativa, a partir da literatura infantil, é o tema deste artigo, que busca analisar uma proposta prática realizada em sala de aula com 24 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os referenciais teóricos utilizados apresentam o ensino da Matemática através da literatura, especificamente das histórias em quadrinhos enquanto gênero textual para a criação e resolução de problemas pelos alunos, bem como a criatividade matemática nesse processo. Os resultados e análises se deram a partir da criação de seis tirinhas com situações-problema de adição (acrescentar e reunir) e subtração (retirar), e diferentes estratégias de resolução. Percebemos a criança como protagonista em um ambiente criativo e com domínio das habilidades matemáticas presentes nos registros gráficos, bem como a possibilidade da criatividade matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672190
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Boaler, J. (2018). Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso.

Boaler, J. (2020). Mente sem barreiras: as chaves para destravar seu potencial ilimitado de aprendizagem. Porto Alegre: Penso.

Cândido, P. T. (2001). Comunicação em matemática. In K. C. S. Smole & M. I. Diniz (Orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática (pp. 15-28). Porto Alegre: Artmed.

Costa, I. L., Silva, A. L., & Gontijo, C. H. (2021). Oficinas de criatividade em matemática: uma experiência nos anos iniciais. Zetetike, 29, e021010. https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661902.

Fonseca, M. G., & Gontijo, C. H. (2021). Estimulando a criatividade, motivação e desempenho em matemática: uma proposta para a sala de aula. Curitiba: CRV.

Gontijo, C.H. (2007). Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. (Tese de Doutorado em Psicologia). Brasília: Universidade de Brasília.

Gontijo, C. H., Carvalho, A. T., Fonseca, M. T., & Farias, M. P. (2019). Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Universidade de Brasília.

Nacarato, A.M., Mengali, B.L.S., & Passos, C.L.B. (2021). A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprende (3 ed.). São Paulo: Autêntica.

Machado, N. J. (2011). Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua (6 ed.). São Paulo: Cortez.

Minayo, M. C.de S. (Org.). (2016). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.

Ramos, L. F. (2009). Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática.

Rangel, A. P. (2008). Alfabetizar aos seis anos. Porto Alegre: Mediação.

Santos, F. C., & Campos, A. M. A. (2016). A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro: Wak.

Smole, K. C. S., Cândido, P. T., & Stancanelli, R. (1999). Matemática e literatura infantil (4ª ed.). Belo Horizonte: Lê.

Smole, K. C. S., Rocha, G. H. R., Cândido, P. T., & Stancanelli, R. (2001). Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil (4ª ed.). São Paulo: IME-USP.

Sousa, M. (1999). Tirinha 6493. In Espaço Educar, Muitas Tirinhas da Turma da Mônica para Colorir ou Preparar Atividades Diversas! Retirado em 31 de janeiro, 2023, de: https://www.espacoeducar.net/2012/07/muitas-tirinhas-da-turma-da-monica-para.html.

Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.

Vergueiro, W. (2022a). Uso das HQS no ensino. In Â. Rama & W. Vergueiro(Orgs.), Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula (4ª ed., pp. 7-29). São Paulo: Contexto.

Vergueiro, W. (2022b). A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. In Â. Rama & W. Vergueiro (Orgs.), Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula (4ª ed., pp. 31-64). São Paulo: Contexto.

Zilberman, R. (2003). A literatura infantil na escola (11ª ed.). São Paulo: Global.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.