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Estratégias criativas na formulação e solução de problemas do discurso matemático escolar
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Palavras-chave

Processos linguísticos
Criatividade
Problemas
Perspectiva de sistema
Produção textual

Como Citar

DINIZ, Leonardo Silva; RIPARDO, Ronaldo Barros. Estratégias criativas na formulação e solução de problemas do discurso matemático escolar. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023020, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672196. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672196. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as estratégias e o que estas revelam sobre a criatividade dos alunos em atividades de formulação e solução de problemas do discurso matemático escolar. Está ancorada na Teoria Comognitiva, que considera a matemática um discurso, na Perspectiva de Sistemas, para o qual a ação criativa não ocorre de forma isolada, mas da relação entre três sistemas: indivíduo, domínio e campo, bem como na verificação de como os alunos manifestam elementos da criatividade nas suas produções em relação à Flexibilidade e Originalidade. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de escola pública do município de Canaã dos Carajás no Estado do Pará. Para a produção de dados foram aplicadas atividades que demandavam dos alunos formulação de problemas e solução de problemas. Os resultados da pesquisa apontam para a ocorrência de manifestação criativa em relação à flexibilidade e originalidade em rotinas de exploração, ato e ritual.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672196
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