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(Re)Desenho de tarefas matemáticas à luz dos critérios de idoneidade didática e criatividade
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Palavras-chave

Desenho de tarefas matemáticas
Criatividade
Formação de professores

Como Citar

SOUSA, Adriana Santos; GUSMÃO, Tania Cristina Rocha Silva. (Re)Desenho de tarefas matemáticas à luz dos critérios de idoneidade didática e criatividade. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023014, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672198. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672198. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este estudo apresenta a análise da competência criativa em (futuros) professores para desenhar tarefas matemáticas ou redesenhar tarefas já existentes envolvendo Funções Quadráticas e quais conhecimentos e critérios utilizam para (re)desenhá-las, a partir de uma formação online utilizando a comunicação síncrona (Google Meet) e assíncrona (Ambiente Virtual de Aprendizagem). A investigação de natureza qualitativa e interventiva proporcionou aos participantes situações teóricas e práticas para troca de ideias e experiências para o (re)desenho de tarefas. A análise está fundamentada no Ciclo de Estudos e Desenho de Tarefas à luz dos Critérios de Idoneidade Didática. Os resultados apontam que os participantes pouco utilizam tarefas abertas; encontram dificuldades para serem criativos e desenhar tarefas autorais e que a tendência é iniciar o processo de criatividade realizando redesenho de tarefas.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672198
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