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Significados e sentidos sobre pensamento criativo e criatividade em Matemática
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Palavras-chave

Pensamento criativo
Formação e prática docente
Ensino-aprendizagem
Criatividade em matemática

Como Citar

OLIVEIRA, Sandra Alves de; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Significados e sentidos sobre pensamento criativo e criatividade em Matemática: uma revisão sistemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023007, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672205. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672205. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Esta revisão sistemática de literatura discute significados e sentidos sobre pensamento criativo e criatividade em Matemática, apresentados nas produções científicas nacionais e internacionais, entrelaçadas às vivências na formação e na prática docente; descreve e analisa as contribuições das pesquisas sobre o pensamento criativo e a criatividade em Matemática para a formação e a prática docente e para os processos de ensino-aprendizagem. Utilizou-se a revisão sistemática como uma modalidade de pesquisa que possibilitou a busca de dados bibliográficos em diferentes bases. Os dados revelam a necessidade de proporcionar a vivência do pensamento criativo e da criatividade em Matemática, considerando as contribuições dos significados e dos sentidos desses termos, compartilhados na revisão sistemática de literatura e tecidos nas experiências formadoras, nos lugares de encontros formativos e dialógicos na universidade e na escola básica.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672205
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