Banner Portal
Critérios de adequação didática emergentes na argumentação prática de futuros pedagogos
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Argumentação prática
Critérios de Adequação Didática
Formação inicial de pedagogos
Lesson Study

Como Citar

SOL, Telesforo; BREDA, Adriana; RICHIT, Adriana; SALA-SEBASTIÀ, Gemma. Critérios de adequação didática emergentes na argumentação prática de futuros pedagogos. Zetetike, Campinas, SP, v. 32, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.20396/zet.v32i00.8676234. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8676234. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar quais são os critérios de adequação didática emergentes na argumentação prática de futuros pedagogos, participantes de um ciclo de Lesson Study, ao planejarem uma aula sobre geometria plana para alunos da Educação Infantil. As sessões do ciclo foram vídeo-gravadas e duas delas foram analisadas, primeiro, com os modelos da Pragma-dialética e de Toulmin e, segundo, com os critérios de adequação didática. Como resultado, observa-se que os argumentos práticos dos futuros pedagogos para a escolha do material manipulativo a ser utilizado apontam para o uso de blocos lógicos e que os critérios que o sustentam baseiam-se, em maior medida, no de meios, seguido do epistêmico. Também, observa-se que o consenso dos participantes sobre a dinâmica da aula é que ela deveria partir da exploração dos blocos lógicos, seguido da produção, registro e exposição de obras de arte e que os critérios que sustentam tal tomada de decisão relacionam-se, respectivamente, com os de interação, ecológico e afetivo. Conclui-se que este estudo fornece uma ferramenta que permite mostrar, com detalhe, a estrutura dos argumentos práticos e o importante papel dos critérios de adequação didática na tomada de decisões didáticas de um coletivo de futuros professores.

https://doi.org/10.20396/zet.v32i00.8676234
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Amâncio, R. A., & Zaidan, S. (2023). Princípios do Estudo de Aula: aproximações e distanciamentos em uma experiência com futuros professores. Revista Paranaense de Educação Matemática, 12(29), 291–313. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.291-313

Breda, A. (2020). Características del análisis didáctico realizado por profesores para justificar la mejora en la enseñanza de las matemáticas. Bolema, 34(66), 69–88. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a04

Breda, A., & Rosário Lima, V. (2016). Estudio de caso sobre el análisis didáctico realizado en un trabajo final de un máster para profesores de matemáticas en servicio. Journal of Research in Mathematics Education, 5(1), 74–103. https://doi.org/10.17583/redimat.2016.1955

Breda, A., Font, V., & Pino-Fan, L. R. (2018). Criterios valorativos y normativos en la didáctica de las matemáticas: El caso del constructo idoneidad didáctica. Bolema, 32(60), 255–278. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a13

Breda, A., Pino-Fan, L. R., & Font, V. (2017). Meta Didactic-Mathematical Knowledge of Teachers: Criteria for The Reflection and Assessment on Teaching Practice. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 13(6), 1893–1918. https://doi.org/10.12973/eurasia.2017.01207a

Breda, A., Seckel, M. J., Farsani, D., Silva, J. F., & Calle, E. (2021). Teaching and learning of mathematics and criteria for its improvement from the perspective of future teachers: a view from the ontosemiotic approach. Mathematics Teaching-Research Journal, 13(1), 31–51. https://commons.hostos.cuny.edu/mtrj/archives/volume-13-n-1/

Burgos, M., & Castillo, M. J. (2021). Criterios de idoneidad emitidos por futuros maestros de primaria en la valoración de vídeos educativos de matemáticas. Uniciencia, 35(2), 291–307. http://dx.doi.org/10.15359/ru.35-2.19.

Calle, E., Breda, A., & Font, V. (2022). La complejidad de la noción a enseñar en la valoración de la práctica preprofesional de futuros profesores de matemáticas ecuatorianos. Journal of Research in Mathematics Education, 11(3), 218–249. https://doi.org/10.17583/redimat.10986

Castiblanco, W. F. R. (2021). Modos de argumentación durante la formación docente inicial: construcción de conocimiento en la clase de Didáctica de la Física [Tesis doctoral]. Universidad Nacional de La Plata. Disponível em: https://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/124595

Correa Molina, E. (2013). La profesionalización en contexto de formación inicial: ¿realidad o utopía? Actas del VI Congreso Internacional de Formación para el Trabajo (pp. 27–36). Universitat Rovira i Virgili.

Correa Molina, E. (2015). La alternancia en la formación inicial docente: vía de profesionalización. Educar, 51(2), 259–275. http://dx.doi.org/10.5565/rev/educar.

Correa Molina, E. (2014). Las prácticas: primer espacio de profesionalización docente. En I. Cortés & C. Hirmas (Eds.), Vinculación entre el sistema universitario y el sistema escolar (pp. 23–38). Santiago OEI.

Creswell, J. W. (2006). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. United Kingdon: Sage publications.

Eemeren, F., & Grootendorst, R. (2003). A Systematic Theory of Argumentation: the pragma-dialectical approach. Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511616389

Erbilgin, E., & Arikan, S. (2021). Using lesson study to support preservice elementary teachers’ learning to teach mathematics. Mathematics Teacher Education and Development (MTED), 23(1), 113–134.

Ojos, D., & Breda, A. (2021). Valoración y rediseño de una unidad sobre proporcionalidad utilizando la herramienta Idoneidad Didáctica. Uniciencia, 35(1), 38–54. http://dx.doi.org/10.15359/ru.35-1.3

Fenstermacher, G., & Richardson, V. (1993) The elicitation and reconstruction of practical arguments in teaching, Journal of Curriculum Studies, 25(2), 101–114. https://doi.org/10.1080/0022027930250201

Fernández, C., & Yoshida, M. (2004). Lesson study: a Japanese approach to improving mathematics teaching and learning. Mahwah: Erlbaum

Font, V., Planas, N., & Godino, J. D. (2010). Modelo para el análisis didáctico en educación matemática. Infancia y aprendizaje, 33(1), 89–105. https://doi.org/10.1174/021037010790317243

Frade, I. M. S. A., & Tinti, D. S. (2023). O Programa Residência Pedagógica e a mobilização do conhecimento metadidático: uma análise focalizando a adequação de meios. PARADIGMA, 44(4), 390–408. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p390-408.id1390

Giacomone, B., Godino, J. D., & Beltrán-Pellicer, P. (2018). Desarrollo de la competencia de análisis de la idoneidad didáctica en futuros profesores de matemáticas. Educação e Pesquisa, 44, e172011. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844172011

Godino, J. D., Batanero, C., & Burgos, M. (2023). Theory of didactical suitability: An enlarged view of the quality of mathematics instruction. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 19(6), em2270. https://doi.org/10.29333/ejmste/13187

Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2007). The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, 39(1–2), 127–135. https://doi.org/10.1007/s11858-006-0004-1

Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2019). The onto-semiotic approach: implications for the prescriptive character of didactics. For the Learning of Mathematics, 39(1), 37–42.

Gómez, J. (2017). ¿Qué es la argumentación práctica? Revista Co-herencia, 14(27), 215–243. https://doi.org/10.17230/co-herencia.14.27.9

Horta, A. B., & Silva, J. F. (2023). Investigação da Faceta Interacional do Conhecimento Didático-Matemático no contexto do Programa Residência Pedagógica: um olhar para as interações entre Preceptor e Residentes. PARADIGMA, 44(4), 481–508. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p481-508.id1403

Hummes, V., Breda, A., & Font, V. (2022). Critérios de adequação didática implícitos na reflexão de professores quando planejam, implementam e redesenham uma aula em uma experiência de Lesson Study. In A. Richit, J. P. da Ponte & E. S. Gómez (Eds), Lesson Study na formação inicial e continuada de professores (pp. 53–88). São Paulo: Livraria da Física.

Hummes, V., Breda, A., Font, V., & Seckel, M. J. (2023). Improvement of Reflection on Teaching Practice in a Training Course That Integrates the Lesson Study and Criteria of Didactical Suitability. Journal of Higher Education Theory & Practice, 23(14), 208–224. https://doi.org/10.33423/jhetp.v23i14.6395

Hummes, V. B., Font, V., & Breda, A. (2019). Combined Use of the Lesson Study and the Criteria of Didactical Suitability for the Development of the Reflection on the Own Practice in the Training of Mathematics Teachers. Acta Scientiae, 21(1), 64–82. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss1id4968

Hummes, V., Sol, T., & Breda, A. (2021). Argumentación práctica sobre la enseñanza del Teorema de Pitágoras realizada por profesores de matemáticas en un curso de formación. In P. D. Diago, D. F. Yáñez, M. T. González-Astudillo & D. Carrillo (Eds.), Investigación en Educación Matemática XXIV (pp. 343–350). Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM.

Hummes, V., Sol, T., Sánchez, A., Breda, A., & Font, V. (2022). Irrational numbers in the teaching of the Pythagorean theorem: practical argumentation in a Lesson Study and Didactic Suitability training course. In Twelfth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME12), Feb 2022, Bozen-Bolzano, Italy. ⟨hal-03745383⟩

Kinach, B. M. (2002). Understanding and learning-to-explain by representing mathematics: Epistemological dilemmas facing teacher educators in the secondary mathematics “methods” course. Journal of Mathematics Teacher Education, 5(2), 153–186. https://doi.org/10.1023/A:1015822104536

Ledezma, C., Sol, T., Sala-Sebastià, G., & Font, V. (2022). Knowledge and beliefs on mathematical modelling inferred in the argumentation of a prospective teacher when reflecting on the incorporation of this process in his lessons. Mathematics, 10(18), 3339. https://doi.org/10.3390/math10183339

Lewiński, M. (2018). Practical argumentation in the making: Discursive construction of reasons for action. In S. Oswald, T. Herman & J. Jacquin (Eds.), Argumentation and Language – Linguistic, Cognitive and Discursive Explorations (pp. 219–241). https://doi.org/10.1007/978-3-319-73972-4_10

Lewis, C. C., & Hurd, J. (2011). Lesson study step by step: how teacher learning communities improve instruction. Heinemann Educational Books.

Metaxas, N., Potari, D., & Zachariades, T. (2016). Analysis of a teacher’s pedagogical arguments using Toulmin’s model and argumentation schemes. Educational Studies in Mathematics, 93(3), 383–397. https://doi.org/10.1007/s10649-016-9701-z

Morales-López, Y., & Font, V. (2019). Valoración realizada por una profesora de la idoneidad de su clase de matemáticas. Educação e Pesquisa, 45, 1-19. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945189468

Morales-Maure, L., Durán-González, R. E., Pérez-Maya, C., & Bustamante, M. (2019). Hallazgos en la formación de profesores para la enseñanza de la matemática desde la idoneidad didáctica. Experiencia en cinco regiones educativas de Panamá. Revista Inclusiones, 6(2), 142–162.

Moreira, C. B., Gusmão, T. C. R. S., & Font, V. (2018). Tarefas matemáticas para o desenvolvimento da percepção de espaço na educação infantil: potencialidades e limites. Bolema, 32(60), 231–254. https://doi.org/10.1590/1980-4415V32N60A12

Murata, A. (2011). Introduction: Conceptual overview of lesson study. In L. Hart, A. Alston, & A. Murata (Eds.), Lesson study research and practice in mathematics education (pp. 1–12). Springer.

Nguyen, D. T., & Tran, D. (2023). High school mathematics teachers’ changes in beliefs and knowledge during lesson study. Journal of Mathematics Teacher Education, 26, 809–834. https://doi.org/10.1007/s10857-022-09547-2

Pino-Fan, L. R., & Godino, J. D. (2015). Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del profesor. Paradigma, 36(1), 87–109.

Praetorius, A. K., & Charalambous, C. Y. (2018). Classroom observation frameworks for studying instructional quality: Looking back and looking forwards. ZDM – Mathematics Education, 50(3), 535–553. https://doi.org/10.1007/s11858-018-0946-0

Ramos, A. B. (2006). Objetos Personales Matemáticos y Didácticos del Profesorado y Cambios Institucionales: El Caso de la Contextualización de las Funciones en una Facultad de Ciencias Económicas y Sociales. [Tesis doctoral]. Universitat de Barcelona. Disponível em: http://hdl.handle.net/2445/41428

Richit, A. (2020). Lesson study in the perspective of teacher educators. Revista Brasileira de Educação, 25, 1–24. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250044

Richit, A., Ponte, J. P., & Tomkelski, M. L. (2024). Professional Collaboration among Elementary School Teachers in Lesson Study. Journal of Research in Mathematics Education, 13(2), 111–131. http://dx.doi.org/10.17583/redimat.14337

Richit, A., Ponte, J. P., & Tomasi, A. P. (2021). Aspects of professional collaboration in a lesson study. International Electronic Journal of Mathematics Education, 16(2), em0637. https://doi.org/10.29333/iejme/10904

Richit, A., Ponte, J. P., & Tomkelski, M. L. (2019). Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, 100(254), 54–81. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961

Richit, A., Agranionih, N. T., Zimer, T. T. B., & Neves, R. B. (2024). Professional collaboration in a lesson study with university mathematics professors. International Electronic Journal of Mathematics Education, 19(2), em0772. https://doi.org/10.29333/iejme/14290

Richit, A., & Tomkelski, M. L. (2020). Secondary school mathematics teachers’ professional learning in a lesson study. Acta Scientiae - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 22(3), 2–27. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5067

Toulmin, S. (2003). The Uses of Argument (2nd ed.). Cambridge University Press.

Seckel, M. J. (2016). Competencia en análisis didáctico en la formación inicial de profesores de educación general básica con mención en matemática [Tesis doctoral]. Universitat de Barcelona. http://hdl.handle.net/2445/99644

Sol, T., Breda, A., Sánchez, A., Font, V., & Sala-Sebastià, G. (2023). Criterios de idoneidad didáctica en la argumentación práctica docente al seleccionar problemas para introducir el tema de función. In C. Jiménez-Gestal, Á. A. Magreñán, E. Badillo & P. Ivars (Eds.), Investigación en Educación Matemática XXVI (pp. 515–522). SEIEM.

Sol, T., Lujambio, M., Lara, N., & Font, V. (2023). Reflexión docente sobre la enseñanza de la introducción a la derivada en un proceso de instrucción. In S. Caviedes, J.G. Lugo-Armenta, L.R. Pino-Fan & A. Sánchez (Eds.), Actas del Primer Congreso Internacional de Didáctica de la Matemática (pp. 197–205). Universidad de Los Lagos.

Sol, T., Sánchez, A., Breda, A., & Font, V. (2023). Didactic suitability criteria in teachers’ practical argumentation in the phase of design of a Lesson Study cycle about functions. In M. Ayalon, B. Koichu, R. Leikin, L. Rubel & M. Tabach (Eds.), Proceedings of the 46th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 4, pp. 227–234). PME 46

Vignaux, G. (1976). La argumentación: Ensayo de lógica discursiva. Buenos Aires: Hachette.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.