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Abordagem Exploratória de Frações em um Estudo de Aula
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Palavras-chave

Abordagem exploratória
Estudo de aula
Aprendizagem sobre frações
Ensino Fundamental

Como Citar

TAPPARELLO, Daiane; RICHIT, Adriana. Abordagem Exploratória de Frações em um Estudo de Aula. Zetetike, Campinas, SP, v. 32, n. 00, p. e024002, 2024. DOI: 10.20396/zet.v32i00.8676335. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8676335. Acesso em: 27 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

A compreensão de frações é uma dimensão essencial da aprendizagem matemática. Entretanto, esse processo reveste-se de complexidade devido às dificuldades apresentadas pelos alunos, solicitando intervenções de sala de aula, tais como a abordagem exploratória, que explicitem os modos de pensar e as estratégias dos alunos. O artigo analisa as aprendizagens de alunos do 7º ano sobre frações a partir da abordagem exploratória em um estudo de aula. A investigação qualitativa envolveu um estudo de aula, organizado em 12 encontros, com cinco professoras de Matemática do Ensino Fundamental II, cuja aula de investigação foi conduzida numa escola pública catarinense. O material empírico compõe-se das respostas ao questionário aplicado aos alunos previamente a aula de investigação, das observações registradas durante a aula e das entrevistas com os alunos ao final do processo. A análise, baseada no paradigma indiciário, evidenciou que a aprendizagem dos alunos envolveu a compreensão dos significados de fração a partir da tarefa, a mobilização de distintas representações para resolvê-la e as justificações formuladas para os resultados.

https://doi.org/10.20396/zet.v32i00.8676335
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