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Professoras iniciantes em grupo colaborativo
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Palavras-chave

Iniciação à docência
Ensino de geometria
Reflexão sobre a prática

Como Citar

CIRÍACO, Klinger Teodoro; MORELATTI, Maria Raquel Miotto; PONTE, João Pedro da. Professoras iniciantes em grupo colaborativo: contributos da reflexão ao ensino de geometria. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 249–268, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i2.8646521. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646521. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Analisamos o processo de aprender a ensinar nos primeiros anos da docência, nas dimensões de conhecimento do conteúdo e do conhecimento didático de cinco professoras em início de carreira integrantes de um grupo colaborativo. A metodologia inscreve-se no campo dos estudos qualitativos de cariz colaborativo. Tomamos por base dois episódios de vídeos de aulas de Matemática envolvendo a classificação de formas geométricas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos as interações ocorridas no grupo e descrevemos como a reflexão sobre a prática docente e o compartilhamento de experiências contribuem para desenvolvimento do conhecimento das professoras. Os resultados mostram que a vivência colaborativa oportunizou a identificação de lacunas conceituais decorrentes da formação inicial das professoras e desencadeou questões no âmbito da colaboração que levaram o grupo a formular princípios pertinentes para a abordagem deste tema em suas próximas aulas.

https://doi.org/10.20396/zet.v24i2.8646521
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