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Organização do ensino de matemática na perspectiva histórico-cultural
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Palavras-chave

Perspectiva histórico-cultural
Ensino de matemática
Teoria da atividade
Intervenção didático-formativa

Como Citar

FRANCO, Patrícia Lopes Jorge; LONGAREZI, Andréa Maturano; MARCO, Fabiana Fiorezi de. Organização do ensino de matemática na perspectiva histórico-cultural: um processo didático-formativo. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 127–140, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i45.8646533. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646533. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta contribuições da perspectiva histórico-cultural e Teoria da Atividade no processo formativo de uma professora de matemática do Ensino Fundamental, na escola pública municipal de Ituiutaba – MG. A partir de Leontiev (1978), Davidov (1986), Vigotski (1984) problematiza como a organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento e conceitos teóricos algébricos, se constitui em conteúdo e forma do processo formativo da professora. A pesquisa desenvolve-se pelo materialismo histórico-dialético e caracteriza-se como de intervenção didático-formativa. Durante o processo são produzidos, colaborativamente, três atividades orientadoras de ensino com conceitos algébricos, dentre as quais se discute um episódio composto de uma cena, com três unidades de análise: compartilhamento/interações; apropriações/objetivações; atribuição de sentido. As unidades revelam o modo da professora atribuir sentido às ações na práxis docente, na unidade de sua atividade prática e teórica.

https://doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646533
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