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Modelagem matemática e os textos produzidos em um programa de formação continuada
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Palavras-chave

Modelagem matemática
Formação de professores
Prática pedagógica
Textos

Como Citar

LUNA, Ana Virginia de Almeida; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática e os textos produzidos em um programa de formação continuada. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 347–376, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i44.8646543. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646543. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

No presente artigo, busca-se identificar quais e como os textos relativos à modelagem são veiculados em um curso de formação continuada sobre modelagem matemática. A trajetória metodológica parte de uma abordagem qualitativa, mediante procedimentos de análise documental e observação, tendo como instrumentos de registro de observação o diário de campo e a filmagem. O grupo investigado era composto por 15 professores da Educação Básica, que participavam de um curso de extensão para a formação continuada em modelagem matemática. Os resultados deste estudo sugerem que os textos de formação podem pertencer aos seguintes domínios: experiência própria com modelagem, experiência com modelagem de outros professores e experiência com modelagem no contexto escolar do professor de formação.

https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646543
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