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A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático
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Palavras-chave

Dom Ireneu Penna
Colégio de São Bento do Rio de Janeiro
Movimento da matemática moderna

Como Citar

DASSIE, Bruno Alves; COSTA, Letícia Maria Ferreira da; CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de. A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 395–410, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i44.8646545. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646545. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar as escolhas e a trajetória de Dom Ireneu Penna que, no Brasil, reformulou, no final da década de 1960, o ensino de Matemática no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro a partir das propostas de Georges Papy. Foram estabelecidas relações que compõem a rede social na qual Dom Ireneu, monge beneditino e professor de Matemática, esteve imerso, e percebeu-se o quanto ela está associada à reforma ocorrida no Colégio durante o Movimento da Matemática Moderna. Entre as principais fontes utilizadas neste trabalho encontram-se o arquivo pessoal de Dom Ireneu, os depoimentos e os periódicos dos movimentos católicos da época.

https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646545
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