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Marcel Proust e as Reminiscências de um Mau Aluno
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Palavras-chave

História e literatura. História da educação. Educação matemática. Disciplinas escolares.

Como Citar

BÚRIGO, Elisabete Zardo. Marcel Proust e as Reminiscências de um Mau Aluno. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 133–154, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i43.8646557. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646557. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O trabalho apresenta representações da educação escolar presentes no romance “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, e identifica nelas traços da escolarização do autor. Os excertos que fazem menção à escola ou a saberes matemáticos são extraídos a partir de edição brasileira e de versão francesa da obra, cotejados com documentos escolares, e analisados à luz do conceito de aculturação escolar, tal como é descrito por Chervel. As Álgebras e Geometrias reinventadas pelo narrador do romance são interpretadas como construções literárias através das quais o autor evoca, em um movimento simultâneo de transgressão e de homenagem, a educação matemática escolar de sua juventude.

https://doi.org/10.20396/zet.v23i43.8646557
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