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Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
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Palavras-chave

Avaliação
Livro didático
Ensino de matemática
Século XIX

Como Citar

SOARES, Flávia dos Santos. Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 37–58, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i40.8646587. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646587. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Pode-se dizer, com certeza, que o livro didático é o instrumento mais utilizado no contexto escolar por professores de todas as disciplinas. Devido a sua importância, tanto como recurso didático, quanto como fonte de informações – dentre outras de suas muitas funções, eles têm sido historicamente produtos sujeitos ao controle político ou religioso, submetendo-se a mecanismos de censura e autorização. Este texto tem como objetivo fazer algumas considerações sobre o processo de autorização e avaliação de livros didáticos para o ensino de Matemática no século XIX, momento em que começaram a surgir as primeiras obras didáticas destinadas às escolas elementares e secundárias, escritas por autores brasileiros. Para tecer tais considerações, foram consultadas obras didáticas do século XIX, bem como a legislação da época e os documentos manuscritos disponíveis no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

https://doi.org/10.20396/zet.v21i40.8646587
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