Banner Portal
Division and rational numbers
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Division
Rational numbers
Decimal number system
Cognitive regulations
Communicative processes

How to Cite

FÁVERO, Maria Helena; NEVES, Regina da Silva Pina. Division and rational numbers: research review and analysis . Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 33–67, 2012. DOI: 10.20396/zet.v20i37.8646635. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646635. Acesso em: 18 jul. 2024.

Abstract

Official reports in Brazil reveal poor school performance in tasks involving division and
rational numbers. We analyse 65 such studies, published between 1999 and 2010. Those regarding
problem solving are traditional studies with interviews about strategies, and the predominant
interventions involve control and experimental groups with pre and post tests. Both refer to conceptual
fields (Vergnaud, 1990), to records of semiotic representation (Duval,1993) and to the sub-constructs of
rational numbers (Kieren, 1988). They agree on the importance of understanding the logic of the
decimal number system in order to grasp the logic of the division algorithm and rational numbers, on
the classroom predominance of exposition and rules to the detriment of concepts, and on the
importance of the teacher. It is proposed a model based on the analysis of cognitive regulations,
including an analysis of the communicative processes, and taking into account the Developmental
Psychology of both the teacher and the student.

https://doi.org/10.20396/zet.v20i37.8646635
PDF (Português (Brasil))

References

ABREU, C. C. F.; MORGADO, L. M. de A. Análise de estratégias de resolução em problemas verbais de divisão: estudo exploratório. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 33, n. 1, p. 67-82, 1999.

ANGHILERI, J. A study of progression in written calculation strategies for division. Support for learning, v. 16, n. 1, p. 17-22, 2001.

ANGHILERI, J.; BEISHUIZEN, M.; PUTTEN, V. K. From informal strategies to structured procedures: mind the gap. Educational Studies in Mathematics, v. 49, p. 149-170, 2002.

BEZERRA, F. J. B. Introdução do conceito de número fracionário e de suas representações – uma abordagem criativa para a sala de aula. Dissertação (Mestrado) — Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.

BIANCHINI, B. L. Estudo sobre a aplicação de uma seqüência didática para o ensino dos números decimais. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF, 1997.

BRITO, M. R. F. Este problema é difícil porque não é de escola! A compreensão e a solução de problemas aritméticos verbais por crianças da escola fundamental. Temas em Psicologia, v. 8, n. 1, p. 93-109, 2000.

BRITO, M. R. F.; LIMA, V. S. Mapeamento cognitivo e a formação do conceito de frações. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática – teoria e pesquisa, Florianópolis: Insular, 2001. p. 107- 121.

BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactiques des Mathématiques, v. 7, n. 2, p. 33-116, 1986.

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA C.; SAIZ, I. (Org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 48-72.

BRYANT, P.; NUNES, T. Crianças fazendo matemática, Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CALSA, G. C. Intervenção psicopedagógica e problemas aritméticos no ensino fundamental. Tese (Doutorado) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

CAMPOS, E. M. Aprender frações... Sim, mas como? Quando? Ciências e Letras, n. 5, p. 187-200, 2004.

CARRAHER, D. W. Relações entre razão, divisão e medida. In: SCHLIEMANN, A. L. D.; CARRAHER, D. W. (Org.). A compreensão de conceitos aritméticos. Ensino e Pesquisa. Campinas: Papirus, 2003. p. 73-94.

CASTELA, S. A. Divisão de números naturais: concepções de alunos de 6ª série. Dissertação (Mestrado) — Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.

CHAHON, M. O uso da metacognição no ensino fundamental de matemática: uma proposta de intervenção. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 51, n. 3, p. 52-59, 1999.

CHARLES, K.; NASON, R. Young children´s partitioning strategies. Educational Studies in Mathematics, n. 43, p. 191-221, 2000.

CONNOR, M. C. Can any fraction be turned into a decimal? A case study of a mathematical group discussion. Educational Studies in Mathematics, n. 46, p. 143-185, 2001.

CORREA, J. A compreensão inicial do conceito de divisão partitiva em tarefas não-computacionais. In: NOVAES, M. H.; BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia na educação: articulação entre pesquisa, formação e prática pedagógica. Rio de Janeiro: ANPEPP, 1996.

CORREA, J. A influência dos modos de divisão partitiva e por quotas nos procedimentos de cálculo oral utilizados por crianças. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA — SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., (Org.). Anais: trabalhos completos. Curitiba: Editora da UFPR, 2001. p.71-79.

CORREA, J.; MEIRELES, E. de S. A compreensão intuitiva da criança acerca da divisão partitiva de quantidades contínuas. Estudos de Psicologia, v. 5, n. 1, p. 11-31, 2000.

CUNHA, M. R. K. A quebra da unidade e o número decimal: um estudo diagnóstico nas primeiras séries do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) — Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2002.

D´AMBROSIO, U. Etnomatemática. Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

DUVAL, R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnements cognitifs de la pensée. Annales de Didactique et Sciences Cognitives — IREM-ULP, Strasbourg, v. 5, p. 37-65, 1993.

ESCOLANO, R.; SÁLLAN, J. M. G. Modelos de medida para la enseñanza del número racional en educación primaria. Revista Iberoamericana de Educacion Matemática, n. 1, p. 17-35, 2005.

FÁVERO, M. H. Regulações cognitivas e metacognitivas do professor: uma questão para a articulação entre a psicologia do desenvolvimento adulto e a psicologia da educação matemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA — SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1. (Org.). Anais: trabalhos completos. Curitiba: Editora UFPR, 2001. p. 187-197.

FÁVERO, M. H. Psicologia e conhecimento. Subsídios para a análise do ensinar e aprender. Brasília: EDUnB, 2005.

FÁVERO, M. H. Paradigme personnel et champ conceptuel:implications pour les situations didactiques. In: MERRI, M. (Org.). Activité Humaine et Conceptualisation, Toulouse, França: Presses Universitaires du Mirail, 2007. p. 625-634.

FÁVERO, M. H. La psicología del conocimiento y la construcción de competencias conceptuales en la escuela. Revista Internacional Magistério, v. 7, n. 39, p. 18-22, jun./jul. 2009a.

FÁVERO, M. H. Os fundamentos teóricos e metodológicos da psicologia do conhecimento. In: FÁVERO, M. H.; CUNHA, C. da. (Org.). Psicologia do conhecimento. O diálogo entre as ciências e a cidadania, Brasília: UNESCO; Liber Livro, 2009b. p. 9-20.

FÁVERO, M. H. Mediação de conhecimento e gênero: uma hegemonia partilhada. In: GUÉRIOS, Ettiène; STOLTZ, Tania (Org.). Educação e alteridade. São Carlos, SP: Edufscar, Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2010a. p. 179-194.

FÁVERO, M. H. Psicologia do gênero. Psicobiografia, Sociocultura e Transformações. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2010b.

FÁVERO, M. H. A Pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 103-110, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413. Acesso em: 10 maio 2012.

FÁVERO, M. H.; PIMENTA, M. L. Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas. Psicologia: Reflexão & Crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 225-236, 2006.

FÁVERO, M. H.; PINA NEVES, R. S. Competências para resolver problemas e para analisar a resolução de problemas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 1, jan./jun., p. 113-124, 2009.

FÁVERO, M.H.; PINA NEVES, R. S. La intervención psicopedagógica como opción teóricometodológica para la formación inicial de profesores de matemática. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 28, p. 99-116, dic. 2011. Disponível em: http://www.fisem.org/web/union/. Acesso em: 10 jun. 2012.

FÁVERO, M. H.; SOARES, M. T. C. Iniciação escolar e a notação numérica: uma questão para o estudo do desenvolvimento adulto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 43-50, 2002.

FÁVERO, M. H.; SOUSA, C. M. S. G. A resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 6, n. 2, p. 143-196, 2001.

FERREIRA, E. Um percurso na aprendizagem do conceito de divisão no 1º ciclo. In: GRUPO DE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO (Org.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005. p. 113-137.

FERREIRA, S. P. A.; LAUTERT, S. L. A tomada de consciência analisada a partir do conceito de divisão: um estudo de caso. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 547-554, 2003.

FONSECA, F. L. A divisão de números racionais decimais: um estudo exploratório junto a alunos de 6ª série. Dissertação (Mestrado) — Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.

FREUDENTHAL, H. Revisiting Mathematics Education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1991.

GONZALEZ-PIENDA, J. A.; NÚÑEZ, J. C.; SOLANO, P.; SILVA, E. H.; ROSÁRIO, P.; MOURÃO, R.; VALLE, A. Olhares de gênero face à matemática: uma investigação no ensino obrigatório espanhol. Estudos de Psicologia, v. 11, n. 2, p. 135-141, 2006.

JESUS, A. M. Construir o conceito da divisão, resolvendo problemas: um estudo de caso. In: GRUPO DE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO (Org.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005. p. 91-111.

JOSEPH, L. M.; HUNTER, A. D. Differential application of cue card strategy for solving fraction problems: exploring instructional utility of the cognitive assessment system. Child Study Journal, v. 31, n. 2, p. 123-136, 2001.

KEIJZER, R.; TERWEL, J. Audrey´s acquisition of fractions: A case study into the learning of formal mathematics. Educational Studies In Mathematics, v. 7, p. 53-73, 2001.

KIEREN, T. E. Personal knowledge of rational numbers: its intuitive and formal developmemt. In: HIEBERT, J.; BEHR, M. Number concepts and operations in the middle grades. New Jersey: Erlbaum, 1988. p. 162-180.

LAUTERT, S. L. Como as crianças lidam com as relações inversas em problemas de divisão. Tese (Doutorado) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

LAUTERT, S. L.; SPINILLO, A. G. Como crianças representam a operação de divisão: da linguagem oral para outras formas de representação. Temas em Psicologia, v. 7, n. 1, p. 23-36, 1999.

LAUTERT, S. L.; SPINILLO, A. G. As relações entre o desempenho em problemas de divisão e as concepções de crianças sobre a divisão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, n. 3, p. 237-246, 2002.

LI, Y.; SILVER, A. E. Can young students succeed where older students fail? An examination of third graders´solutions of a division-with-remainder (DWR) problem. Journal of Mathematical Behavior, v. 19, p. 233-246, 2000.

MAGINA, S. M. P.; CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T. A fração do ponto de vista do professor não especialista: conceitos e estratégias de ensino. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., de 17 a 22 de julho, Porto. ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA (Org.). Anais: Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática: trabalhos completos. Porto: Gabinete de Edição da APM - Associação dos Professores de Matemática, 2005. p.1-9.

MAGINA, S. M. P.; CAMPOS, T. M. M.; SANTOS, A. dos; MERLINI, V. L.; RODRIGUES, W.; DAMICO, A.; SILVA, A.; MOUTINHO, L. V.; CANOVA, R. Frações: do prognóstico dos professores à realidade dos alunos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., de 17 a 22 de julho, Porto. ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA (Org.). Anais: Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática: trabalhos completos. Porto: Gabinete de Edição da APM - Associação dos Professores de Matemática, 2005. p. 10-22.

MENEGHETTI, R. C. G.; NUNES, A. C. A. Atividades lúdicas e experimentais para o ensino de frações incorporadas a uma proposta pedagógica. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., de 17 a 22 de julho, Porto. ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA (Org.). Anais: Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática: trabalhos completos. Porto: Gabinete de Edição da APM - Associação dos Professores de Matemática, 2005. p. 34-41.

MERLINI, V. L. O conceito de fração em seus diferentes significados: um diagnóstico com alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

MERLINI, V. L.; MAGINA, S. M. P.; SANTOS, A. dos; MOUTINHO, L. V. Fração: o significado quociente para professores e estudantes - um estudo comparativo. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., de 17 a 22 de julho, Porto. ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA (Org.). Anais: Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática: trabalhos completos. Porto: Gabinete de Edição da APM - Associação dos Professores de Matemática, 2005. p.23-33.

MIX, K. S.; LEVINE, S. C.; HUTTENLOCHER, J. Early fraction calculation ability. Developmental Psychology, v. 35, n. 5, p. 164-174, 1999.

MORO, M. L. F. Aprendizagem construtivista de estruturas aditivas e multiplicativas na iniciação matemática. Temas em Psicologia, v. 7, n. 3, p. 263-282, 1999.

MORO, M. L. F. Notações da matemática infantil: igualar e repartir grandezas na origem das Estruturas Multiplicativas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 2, p. 251-266, 2004.

MORO, M. L. F. Estruturas multiplicativas e tomada de consciência: Repartir para dividir. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 217-226, 2005.

MOSKAL, B. M.; MAGONE, M. E. Making sense of what students know: examining the referents, relationships and modes students displayed in response to a decimal task. Educational Studies Mathematics, v. 43, p. 313-335, 2000.

NEUMAN, D. Early learning and awareness of division: a phenomenographic approach. Educational Studies in Mathematics, v. 40, p. 101-128, 1999.

NOTARI, A. M. Simplificações de frações aritméticas e algébricas: um diagnóstico comparativo dos procedimentos. Dissertação (Mestrado) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos; Editora da Universidade de São Paulo, 1977.

PIAGET, J. Fazer e compreender. Tradução de: Christina L. de Paula Leite. São Paulo: Melhoramentos; Editora da Universidade de São Paulo, 1978.

PINA NEVES, R. S. A divisão e os números racionais: uma pesquisa de intervenção psicopedagógica sobre o desenvolvimento de competências conceituais de alunos e professores. Tese (Doutorado em Psicologia) — Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

PIRES, E. L. Meus registros para frações e decimais: entre o que eu penso e o que eu escrevo; entre o que eu escrevo e que você lê. Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

PRADO, E. P. de A. A escrita numérica fracionária. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., de 17 a 22 de julho, Porto. ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA (Org.). Anais: Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática: trabalhos completos. Porto: Gabinete de Edição da APM - Associação dos Professores de Matemática, 2005. p.42- 50.

ROBINSON, K. M.; ARBUTHNOTT, D. K.; GIBBONS, K. A. Adults’ representations of division facts: a consequence of learning history? Canadian Journal of Experimental Psychology, v. 56, n. 4, p. 302-309, 2002.

ROBINSON, M. K.; NINOWSKI, E. J. Adults´Understanding of inversion concepts: How does performance on addition and subtraction inversion problems compare to performance on multiplication and division inversion problems? Canadian Journal of Experimental Psychocoly, v. 57, n. 4, p. 321-330, 2003.

SAIZ, I. Dividir com dificuldade ou a dificuldade de dividir. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 11-25.

SANTOS, A. O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico junto a professores que atual no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

SAXE, G. B.; GEARHART, M.; NA´ILAH, S. N. Enhancing students´understanding of mathematics: A study of three contrasting approaches to professional support. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 4, p. 55-79, 2001.

SELVA, A. C. V. Discutindo o uso de materiais concretos na resolução de problemas de divisão. In: SCHLIEMANN, A. L. D.; CARRAHER, D. W. (Org.). A compreensão de conceitos aritméticos: ensino e pesquisa. Campinas: Papirus, 2003. p. 95-119.

SHARP, J.; ADAMS, B. Children´s constructions of knowledge for fraction division after solving realistic problems. The Journal of Educational Research, v. 5, p. 333-347, 2002.

SILVA, A. R. H. S. A concepção do professor de matemática e dos alunos frente ao erro no processo de ensino e aprendizagem dos números racionais. Dissertação (Mestrado) — Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005.

SILVA, M. J. F. Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série. Tese (Doutorado) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

SPINILLO, A. G. O papel de intervenções específicas na compreensão da criança sobre proporção. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n. 3, p. 475-487, 2002.

SPINILLO, A. G.; LAUTERT, S. L. Definindo a divisão e resolvendo problemas de divisão: as múltiplas facetas do conhecimento matemático. In: Simpósio brasileiro de psicologia da educação matemática, 1. Sociedade brasileira de psicologia da educação matemática, sociedade brasileira de educação matemática (Org.). Anais: trabalhos completos. Curitiba: Editora da UFPR, 2001. p. 61-68.

SQUIRE, S.; BRYANT, P. From sharing to dividing. The development of children's understanding of division. Developmental Science, v. 5, n. 4, p. 452-466, 2002a.

SQUIRE, S.; BRYANT, P. The Influence of Sharing on Children´s Initial Concept of division. Journal of Experimental Child Psychology, v. 81, p. 1-43, 2002b.

STAREPRAVO, A. R. A resolução de problemas de estrutura multiplicativa por crianças da 3ª série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Download data is not yet available.