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Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade
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Palavras-chave

Jogos de linguagem
Jogos de verdade
Prática pedagógica
Discurso da educação matemática
Constituição dos sujeitos professor e aluno

Como Citar

BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 545–588, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646662. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646662. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer alguns dos desdobramentos que as denominadas “teorizações pós-estruturalistas” trazem ao campo da filosofia contemporânea, especificamente, aqueles que dizem respeito ao papel da linguagem na constituição das práticas e das relações sociais; bem como o exercício do poder na produção de verdades, de saberes e de sujeitos. Assim, com base nas noções wittgensteinianas de jogos de linguagem e nas noções foucaultianas de prática discursiva; poder-saber; e jogos de verdade, perpassados por algumas ideias de cunho nietzschiano, discutem-se alguns entendimentos sobre a Matemática e a prática pedagógica como atividades regradas, a produção de saberes e verdades como exercício de poderes e a constituição/fabricação dos sujeitos da educação: professor, aluno. Esses entendimentos e suas problematizações são trazidos dentro desta analítica, por considerá-las importantes aos modos de dizer e ver a Educação (Matemática) contemporânea.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646662
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